Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/24 às 14h40 - Atualizado em 15/07/24 às 15h25

DF sedia primeira edição de feira nacional de vinhos; Expovitis 2024 apresenta tecnologias e o melhor dos vinhos brasileiros

COMPARTILHAR

Além de vinhos, visitantes poderão encontrar geleias, queijos, molhos de pimenta, panificados e outros alimentos produzidos no DF

 

Produção de uvas finas no PAD-DF l Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

O Distrito Federal sedia a primeira edição da Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo, a Expovitis Brasil 2024. O evento reunirá produtores de vinho de todas as regiões do país de sexta (19) a domingo (21), no Parque Tecnológico Ivaldo Cencio, no PAD-DF. O Governo do Distrito Federal (GDF) apoia a iniciativa por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e de Turismo (Setur) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF).

 

Serão 70 vinícolas com estandes de degustação de mais de 250 rótulos, reunindo em um só local enogastronomia, enoturismo e palestras. O evento também terá shows de Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir e 14 Bis. Com muitas atividades, o evento proporcionará uma verdadeira imersão tecnológica do setor.

 

Além dos vinhos, outros sabores de agroindústrias do Distrito Federal poderão ser degustados. Produtores de queijos, geleias, pães, pimentas e charcutaria, que fazem parte do universo dos vinhos, foram mobilizados pela Emater-DF para participação no evento. A ideia é integrar os produtores, incentivar a valorização e comercialização de produtos locais. “Será uma integração e troca de experiências que vão agregar muito para todos nós”, observa o engenheiro-agrônomo da Emater-DF, Gilmar Batistella.

 

Produtor Carlos Vitor Silva l Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A feira vai expor a diversidade e a qualidade dos vinhos brasileiros, a força da agricultura familiar e a excelência da sua produção, da gastronomia e do enoturismo de alto padrão. O evento terá seminários, maquinários e implementos para a produção de uvas, passando por insumos enológicos e tecnologias para os vinhedos.

 

O presidente da Emater-DF Cleison Duval acredita que o evento, organizado pelos produtores da região, e a recente inauguração da Vinícola Brasília vão incentivar ainda mais a produção de uvas do DF. “A produção de uvas para vinhos finos na região é bastante promissora e estamos trabalhando, junto com outros órgãos do governo, para que cresça ainda mais. A vitivinicultura local vai precisar cada vez mais tanto de produtores quanto de trabalhadores capacitados. A Emater-DF tem um importante papel para qualificar os produtores e trabalhadores que já estão na área ou que pretendem iniciar a atividade”, diz Cleison.

 

Um dos organizadores do evento, o produtor Carlos Vitor Silva, explica que a feira surgiu a partir da ideia de aproveitar que a produção de uvas para vinificação está em franco crescimento na capital do país para reunir vinícolas de todo o Brasil aqui.

 

“Brasília talvez seja a maior consumidora de vinho nacional do mercado, e a feira vai trazer rótulos nacionais para o brasiliense ter a oportunidade de conhecer essa produção. Além disso, é mais uma oportunidade de negócios para os produtores, que estão apresentando ótimos vinhos”, afirma.

 

Produção de uva no Cerrado

A produção de uvas no Cerrado Brasiliense, fora da área de clima mais frio, de onde a planta é endêmica, tem as suas vantagens e desvantagens. Segundo o engenheiro-agrônomo e coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, o inverno no Distrito Federal tem uma condição climática que possibilita uma excelente produção da fruta.

 

“O inverno com dias quentes, noites frias e sem chuvas permite a produção de uvas mais doces que na região Sul do país”, explica. Segundo ele, essa condição aumenta o teor de açúcar na fruta e ainda permite que o produtor rural faça duas colheitas no ano, quando faz o manejo adequado e adota técnicas como a dupla poda e a quebra de dormência.

 

“Isso é bastante favorável para quem quer produzir vinhos de inverno, porque podem colher uvas de bastante qualidade e também é positivo pra quem produz uvas de mesa, porque terá uma safra que não vai competir com as grandes colheitas do sul do país, que acontecem no final do ano”, afirma o especialista. “Com isso, eu acredito que Brasília tem grande potencial de entrar na rota nacional de apreciação de vinhos finos de inverno”, destaca.

 

Segundo dados do IBGE (2020), a produtividade média de uva no DF é de 22t/ha, valor que está acima da média nacional que é de 19 t/ha. “Esse número maior de produtividade na região é reflexo da assistência técnica, que incentiva o emprego de inovações tecnológicas, como utilização de variedades adaptadas de enxerto e porta-enxerto, sistemas de irrigação poupadores de água, técnicas de quebra de dormência e adoção da técnica da dupla poda para produção de uva”, afirma Camargo.

 

Ainda de acordo com o técnico da Emater-DF, a maior parte do plantio no Distrito Federal é para a produção de uva tipo mesa, em especial a variedade Niagara Rosada. “Também temos produtores que têm investido em variedades de uvas finas, como Syrah, Tempranillo, Barbera, Cabernet Franc para a produção de vinhos finos”, afirma.

 

O DF possui 78 produtores de uva cadastrados na Emater-DF, os quais produziram, em 2023, 2.7 toneladas de uvas em 94,37 hectares.

 

Expovitis

 

Para participar é necessário adquirir o passaporte no site: https://www.wine-locals.com/pagina/expovitis-brasil. Os ingressos têm descontos progressivos para aqueles que desejam participar dos 3 dias de evento. O visitante terá direito a uma taça exclusiva e personalizada com a marca do evento para a imersão completa com a degustação de vinhos. Durante o evento, também haverá apresentações artísticas de cantores nacionais.

 

A visitação aos vinhedos não está inclusa no passaporte e terá adesão e programação à parte.

 

Serviço:

 

Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo | 3º Festival Anprovin de Vinhos de Inverno

Data: 19, 20 e 21 de julho.

Horário: 15 às 21h.

Local: BR 251, Km 5, PAD-DF, Brasília, Distrito Federal.

Adquira seu ingresso: https://www.wine-locals.com/pagina/expovitis-brasil .

 

*Com informações da Agência Brasília.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br