Grupo percorreu circuitos da Emater-DF nesta quarta-feira (18)
O segundo dia da AgroBrasília levou milhares de pessoas à maior feira agropecuária do Centro-Oeste nesta quarta-feira (18). No Espaço da Emater-DF, que tem 7 hectares, a movimentação foi intensa. Além de produtores do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride), estudantes, técnicos e interessados no tema, também passaram por lá o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), José Ferreira da Costa Neto, e o secretário adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Nelson de Andrade.
Dirigentes da Emater, Anater e Agricultura Familiar do Mapa
O presidente da Anater esteve acompanhado por uma comitiva formada por técnicos do órgão e conheceu as tecnologias demonstradas nos Circuitos da Aquicultura, Olericultura, Fruticultura, Bovinocultura, Avicultura e Saneamento Rural e Segurança Alimentar e Nutricional. O grupo e os dirigentes foram acompanhados pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a diretora-executiva do órgão, Loiselene Trindade, e pelo chefe de gabinete Cleison Duval.
Na Agricultura Familiar desde 2016, o secretário adjunto do Mapa afirmou ser sua primeira experiência na AgroBrasília. “Fiquei muito impressionado, principalmente com as novas tecnologias relacionadas à criação de peixes”, disse. Para ele, o evento representa uma ótima oportunidade de disseminação de conhecimentos importantes.
“A gente sabe que existem diversas formas de transferir conhecimento para os agricultores familiares, mas eu acho que a feira consegue aproximar bastante o agricultor dessas tecnologias, dessas novidades. Os bancos estão aqui com muitas operações de crédito, as novas tecnologias desenvolvidas estão sendo demonstradas aqui pela Emater e pela Embrapa. O presencial é insubstituível na agricultura”, ressaltou.
Circuito de Aquicultura da Emater-DF
O presidente da Anater destacou a oportunidade para o público conhecer as inovações do cenário agro que se encaixam no perfil de produção. “Visitamos os estandes dos parceiros que mostram a força do agro na região Centro-Oeste. Conferimos as cadeias produtivas e como as tecnologias podem auxiliar ainda mais o pequeno e médio produtor.”
A Anater apoia a realização do evento, por meio de parceria com a Emater-DF, com a qual celebra Instrumentos Específicos de Parceria (IEPs) do Programa Ater Mais Gestão e do Programa de Consolidação de Assentamentos (Produzir Brasil). As contratações viabilizam o desenvolvimento no campo ao oferecer Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no âmbito dessas políticas públicas.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br