Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/22 às 18h06 - Atualizado em 17/05/22 às 20h37

Espaço da Emater-DF na AgroBrasília recebe estudantes, produtores e representantes de embaixadas

COMPARTILHAR

Estudantes, representantes de embaixadas e produtores rurais conheceram as novidades dos circuitos tecnológicos 

 

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Souza Lima, no distrito de Marajó, em Cristalina (GO). Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

A AgroBrasília abriu as portas para o público na manhã desta terça-feira (17) e o espaço da Emater-DF iniciou os trabalhos apresentando os nove circuitos tecnológicos a estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB) e de escolas públicas do DF e Ride, representantes de embaixadas, produtores rurais, público em geral.

 

Representantes das Embaixadas. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Representantes das embaixadas da Espanha, Argentina, Quênia, Venezuela, Alemanha, Belarus, Portugal, Hungria e Malásia percorreram os circuitos para conhecerem as novidades e como a Emater atua junto aos produtores do Distrito Federal. Entre as tecnologias apresentadas, a pulverização de insumos por meio de drone, o cultivo de peixe e de microalgas com aproveitamento da água na produção hidropônica, esgotamento sanitário para a área rural e produção de tinta de terra chamaram atenção.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade, o coordenador de Operações, Pedro Ivo, e assessores técnicos acompanharam a comitiva e explicaram o funcionamento e a implantação das inovações junto aos pequenos e médios produtores.

 

A conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, Elisa Barahona Nieto, está no Brasil há três anos, mas somente agora teve a oportunidade de conhecer a feira. A representante ficou surpresa com a variedade de cultivos que há no DF, incluindo o trigo e os diferentes métodos de produção de peixe.

 

“Dentro dos circuitos da Emater-DF, me impressionou bastante o que está sendo feito na Aquicultura, em especial sobre a tilápia com a combinação para a produção de folhosas hidropônicas. Fiquei impressionada também com o trabalho realizados pelos técnicos da Emater com os produtores rurais e como ensinam sobre o saneamento rural. Parece um trabalho simples, mas é importantíssimo tanto pela parte comercial como pela parte ambiental”, disse Elisa Nieto.

 

Luize Jamile Miranda de Souza (18), aluna do IFB Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O IFB levou alunos do curso técnico em Agropecuária do campus de Planaltina para conhecer as novidades e tecnologias apresentadas no espaço da Emater-DF. Luize Jamile Miranda de Souza (18) é aluna do terceiro ano e é visitante assídua da AgroBrasília há oito anos. No entanto, é a primeira vez que visitou o Circuito da Bovinocultura no Espaço da Emater-DF e ficou surpresa com as informações recebidas.

“Foi muito bom, pois aprendemos com o olhar voltado para atender o que o produtor precisa. Me agregou coisas que eu não conhecia ainda, como os tipos de braquiaras, capins e o curral, foi muito bom”, disse Luize.

 

alunos do Ensino Fundamental da Escola Souza Lima, no distrito de Marajó em Cristalina (GO), visitam o circuito do Saneamento Rural e Segurança Alimentar da Emater-DF. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

O professor Timóteo Santos Fernandes levou 14 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Souza Lima, no distrito de Marajó, em Cristalina (GO), para conhecerem o trabalho desenvolvido em torno do agronegócio. “Muitos conhecem e não sabem a principal atividade de todos esses produtos naturais que são desenvolvidos. Assim, trouxemos os alunos para que eles pudessem ter essa vivência. Eu também não conhecia e está sendo muito positivo para todos nós”, declarou.

 

Espaço da Emater-DF

Pulverização por drone apresentado no espaço da Olericultura da Emater-DF durante a AgroBrasília. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Durante os dias da AgroBrasília, que vai até o dia 21 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, cerca de 100 empregados da Emater-DF receberão os visitantes dos circuitos para levar as muitas novidades de cada um dos nove circuitos tecnológicos. Produção de biofertilizantes, produção de Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc); novas formas de produção por meio do cultivo protegido e materiais genéticos de hortaliças diferentes e hidropônicas; materiais genéticos diferentes no desenvolvimento da nutrição animal e boas práticas na coleta de ovos caipiras; plantas forrageiras; possibilidades de saneamento para a área rural, como a implantação de fossa séptica e outros trabalhos interligados às boas práticas agrícolas; espécies de peixe, cultivo de microalgas e o uso de energia fotovoltaica para os aeradores são alguns dos temas que os coordenadores dos circuitos prepararam para levar aos produtores rurais.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br