Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/02/20 às 17h13 - Atualizado em 11/02/20 às 17h13

Emateres do DF e de Goiás assinam acordo e estudam atuação conjunta na Ride

COMPARTILHAR

Reunião entre dirigentes da Emater DF e Goiás ocorreu nesta terça-feira (11)

 

A Emater-DF e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) assinaram um protocolo de intenções em prol de aumentar o número de famílias rurais assistidas pelas empresas. A ideia é levar assistência técnica, fomento e inclusão social para os agricultores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride/DF). 

 

O documento foi assinado na tarde desta terça-feira (11), na sede da Emater-DF, logo após uma rodada de conversas entre extensionistas das duas empresas, acompanhados da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e do presidente da Emater-GO, Pedro Leonardo. Do lado goiano, participaram os extensionistas Robson de Morais e Alexandre Resende. Já pelo DF, os extensionistas Cleison Durval, Loiselene Trindade, Adriana Nascimento, Carlos César e João Pires, além da advogada da empresa Lorene Raquel.

 

A importância da assistência técnica e extensão rural junto ao produtor para geração de renda, alternativas para atender cada vez mais os assentamentos, a inclusão da mulher no processo produtivo e a possibilidades de intercâmbios técnicos foram alguns dos temas abordados.

 

Denise Fonseca e Pedro Leonardo assinaram um protocolo de intenções na tarde desta terça-feira (11)

 

“O sucesso dos programas sociais na área rural depende muito do trabalho do extensionista”, apontou Pedro Leonardo. A presidente Denise Fonseca ressaltou a importância da atuação conjunta. “Nossa atuação garante a segurança alimentar do DF, melhora de vida para os agricultores da Ride e representa crescimento para os municípios do nosso Entorno. Nessa ação conjunta todos nós sairemos ganhando. O objetivo é comum: produzir alimentos de qualidade para o povo da cidade e ajudar na geração de renda para os nossos produtores”, ressaltou. 

 

A proposta prevê o estabelecimento de estudos para implementar ações conjuntas de assistência técnica e extensão rural. O objetivo é tirar famílias de agricultores da extrema pobreza, ajudando-os a produzir, comercializar e gerar renda. 

 

Extensionistas das duas empresas se reuniram em prol de proposta comum

 

Emater na Ride

Nos oito anos em que a Emater-DF atuou na Ride, a empresa atendeu 3,3 mil famílias e garantiu mais de R$ 19 milhões em crédito rural para que pequenos produtores pudessem produzir, gerando renda e ocupação.

 

Durante o período de atuação, que antecede 2019, 43 projetos de assentamentos foram atendidos pelos técnicos da Emater-DF por meio de convênios e contratos nos municípios de Formosa, Vila Boa, Cabeceiras de Goiás, Cristalina, Padre Bernardo, Cocalzinho, Água Fria e Planaltina de Goiás.

 

Com projetos elaborados pela Emater-DF, foram disponibilizados crédito para que os assentamentos se tornassem produtivos e passassem a ampliar o alcance do cinturão verde do Distrito Federal, espaço idealizado por Juscelino Kubitschek.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br