Na quinta-feira (21), o trabalho desenvolvido pela Emater em prol dos recursos hídricos do DF foi reconhecido no evento “Pensando nas águas do DF para os próximos 10 anos –DF+10”, realizado pela Adasa.
O prêmio “Guardião da Água” foi entregue ao presidente interino, Roberto Bemfica Rubin, pelo diretor da Adasa, João Carlos Teixeira. A produtora rural Maria Abadia Berberato também recebeu o prêmio pelas ações de conservação em sua propriedade.
Durante o evento, o extensionista e coordenador de gestão ambiental Sumar Ganem falou do Programa Produtor de Água no Pipiripau, que promove a recuperação ambiental da bacia, com o pagamento a produtores pelos serviços ambientais prestados.
O programa prevê um investimento de R$ 40 milhões, em 10 anos, com expansão para todo o Ribeirão Pipiripau. Com o fechamento de cinco contratos, sete produtores já foram beneficiados. Três estão em processo de finalização e mais 30 agricultores estão com propostas a serem analisadas. Até agora, foram plantadas mais de 65 mil mudas de plantas nativas para recuperação de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. Segundo Sumar, “a Emater continua a elaborar projetos para as propriedades. Até agora temos cerca de 80 interessados”.
O programa prevê o apoio técnico e financeiro para execução de ações como: construção de terraços e bacias de infiltração, readequação de estradas vicinais, recuperação e proteção de nascentes, reflorestamento das áreas de proteção permanente e reserva legal, saneamento ambiental, entre outros.
Carolina Mazzaro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br