Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/23 às 16h59 - Atualizado em 10/11/23 às 17h37

Emater-DF reúne produtores do Assentamento Patrícia Aparecida para ouvir e discutir demandas

COMPARTILHAR

 

Formalmente assentados nas 24 glebas do Assentamento Patrícia Aparecida em 2018, as famílias da região já produzem para consumo próprio e, alguns deles, já começaram as primeiras entregas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta semana, o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, e o gerente da empresa no PAD-DF, Gilmar Batistella, se reuniram com os produtores para ouvir as principais demandas e discutir projetos.

 

Atualmente, as famílias cultivam frutas, algumas nativas do cerrado, e hortaliças, com destaque para a mandioca. As produções ainda são em pequena escala. No entanto, boa parte já produzem em escala comercial. Alguns produtores cultivam para subsistência e outros para comercialização em feiras ou na própria comunidade. Nos próximos dias, 10 famílias do assentamento serão beneficiadas pelo Programa de Saneamento da Emater-DF e receberão as fossas sépticas, que já serão entregues instaladas. Os sistemas foram comprados com emenda do deputado distrital Jorge Viana.

 

A reunião ocorreu na propriedade da produtora Elenice Moreira Ramos, que é presidente da Associação de Agricultores Familiares do Assentamento Patrícia e Aparecida e Comunidades Adjacentes (Assafapaca). Na ocasião, a associação ofereceu um almoço aos presentes no encontro.

 

“Sabemos que o elo entre os produtores e os órgãos do governo é a Emater-DF. É por isso que esse tipo de reunião é importante. São dessas demandas que a gente escuta e leva adiante, articula com outros órgãos, que muitos benefícios têm sido realizados no campo. Temos um governador que tem um olhar especial para a agricultura, que está atento e que tem cobrado melhorias”, disse o presidente da Emater-DF.

 

Lucimar dos Santos, 42 anos, tem três filhos e é uma das assentadas do Patrícia Aparecida. Em uma área de 14 hectares ela cultiva banana, graviola, acerola, maracujá, caju, Seriguela, mandioca e pimenta. De acordo com ela, tudo é aproveitado.  “Eu seleciono as melhores e separo nos saquinhos para polpas. Não gosto de deixar estragar. Aqui o que a gente mesmo não come, vendo tudo entre amigos na cidade”, disse. “Eu quero crescer e quero que os meus filhos vejam que é possível para eles não desanimarem da atividade”, ressalta.

 

A Emater-DF tem auxiliado o grupo principalmente na questão organizacional da associação e já realizou qualificações sobre cultivos em diversas cadeias produtivas, cursos de cooperativismo e associativismo e palestras sobre a participação em chamadas públicas.

 

“Recentemente fizemos um projeto técnico para eles no chamamento público das patrulhas mecanizadas da Seagri e eles foram contemplados com um microtrator. Hoje, no assentamento, já existem oito produtores que participam no PAA, sendo que alguns deles já realizaram as primeiras entregas e os outros três ainda estão com plantio em desenvolvimento. É um assentamento que os produtores querem se desenvolver e estão se organizando para isso”, destacou o gerente do Escritório da Emater no PAD-DF.

 

Atualmente, os produtores estão correndo atrás da renovação do contrato da terra e do licenciamento ambiental para posteriormente resolver questões de energia, água e poder ter acesso a políticas públicas ofertadas principalmente pelo Incra.

 

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br