Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/13 às 9h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h17

Emater-DF recupera áreas degradadas

COMPARTILHAR

 

A Fazenda Bom Jardim, localizada no núcleo rural Laje da Jiboia (região administrativa de Ceilândia) produz milho, feijão e cana de açúcar para alimentação dos suínos, bovinos e frangos. Há alguns anos, o asfaltamento da DF-190, que corta a região, resultou no desmatamento da cabeceira de uma nascente no local, o que provocou escassez de água. Preocupado, o gerente da propriedade, Dalmo Ferreira, procurou uma solução.

 

Com apoio técnico do engenheiro florestal Juliano de Oliveira e do médico veterinário Edilson Amaral, da Emater-DF, a propriedade iniciou um programa de recuperação de área degradada em 2011 e hoje contabiliza os resultados positivos. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri) colaborou com o projeto doando 600 mudas e 14 quilos de sementes de espécies nativas.

 

O primeiro passo foi cercar a área para restringir o acesso do gado. Em seguida, foi feito o reflorestamento, com plantio de mudas e sementes. Dalmo Ferreira está satisfeito com o trabalho. “No começo, só havia braquiária (espécie de capim) e alguns arbustos. Fizemos o preparo do solo e dividimos em parcelas. Após dois anos, vemos que o reflorestamento deu certo, pois a quantidade e a cor da água da nascente na época da seca estaõ melhores”, explica o gerente.

 

Juliano usou metodologias diferentes de plantio de mudas e sementes, o que permitiu fazer experimentos que combinaram eficácia e baixo custo. “Nos próximos dois anos, continuaremos acompanhando os replantios feitos em dezembro de 2013”, afirma. O engenheiro florestal acredita que a técnica pode ser utilizada em outras regiões do Distrito Federal e do Brasil. “Os ganhos são inúmeros: restauração de ambientes degradados, aumento da oferta de água para as populações rurais e urbanas, adequação ambiental das propriedades rurais à nova legislação ambiental e geração de empregos”, acrescenta.

 

A Emater-DF está à disposição para orientar produtores rurais do DF e região nesta nova técnica. Em dezembro outra propriedade na área rural de Ceilândia também foi reflorestada.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br