2/07/24 às 15h37 - Atualizado em 2/07/24 às 15h42

Emater-DF realiza roda de terapia comunitária com mulheres rurais

Mulheres do núcleo rural Sussuarana, região administrativa do Paranoá, participaram de uma roda de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) realizada pela Emater-DF. A ação tem sido executada pela empresa em várias comunidades rurais, com ótimos resultados na elevação da autoestima e melhoria na saúde mental das participantes. Como resultado, as mulheres gostaram tanto que querem fazer da atividade uma rotina.

“Nos sentimos abraçadas, acolhidas. Queremos que seja feita uma vez por mês. Só temos a agradecer à equipe da Emater”, afirma a líder comunitária Sheila Augusto Ramos de Barros. A roda comunitária foi realizada na manhã da última sexta-feira (28).

Segundo a assistente social Maria Bezerra, da Gerência de Desenvolvimento SocioFamiliar (Gedes) da Emater-DF, os extensionistas da empresa já estavam atentos a algumas demandas de saúde mental das famílias atendidas. “A pandemia, no entanto, pressionou esse movimento, quando todos nos sentimos oprimidos e atacados pela solidão, isolamento e as incertezas que o vírus trouxe”, relata Maria.

A opinião é compartilhada pelo gerente do escritório da Emater-DF no núcleo rural Jardim (RA Paranoá), Rafael Ventorim, que atende à comunidade. “Na época da crise sanitária, várias moradoras do Sussuarana se sentiam sozinhas. Com a terapia conseguimos unir as pessoas. Também é papel da extensão rural dar suporte às mulheres e aos jovens no campo”, ressalta o engenheiro-agrônomo.

Já a terapeuta comunitária Regina Melo, que acompanhou o trabalho, reforça a importância da atividade, especialmente para mulheres da área rural. “O impacto é grande na vida das pessoas, porque fortalece os vínculos, promove solidariedade e aumenta a vida. As participantes têm certeza que não estão sozinhas”, observa.

Criada pelo psiquiatra Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na década de 1980, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) envolve o cuidado com a saúde mental em espaços públicos e propõe a troca de experiências entre os participantes. Os facilitadores propõem a integração de saberes por meio de memórias afetivas, cantigas e outras atividades lúdicas. A TCI é considerada uma abordagem psicossocial pelo Ministério da Saúde e adotada em várias unidades de saúde distritais, estaduais e municipais como forma de construção de redes sociais solidárias e fortalecimento da saúde mental.

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.