Governo do Distrito Federal
4/12/17 às 14h07 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Emater-DF promove Seminário de Inovações Tecnológicas para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural

COMPARTILHAR

 

Esta data homenageia e reconhece o valor dos profissionais que atuam para a construção de um meio rural produtivo e sustentável

 

No dia 6 de dezembro comemora-se, em todo o país, o Dia Nacional do Extensionista Rural. Essa data foi instituída pelo governo federal, em 1948, como forma de homenagear e reconhecer esse importante agente de desenvolvimento rural sustentável. Para comemorar esse dia, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realizará, a partir das 8h, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA-DF, o Seminário de Inovações Tecnológicas.

 

O evento tem como objetivo aprimorar e construir novos conhecimentos, além de qualificar os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater). Na ocasião, acontecerá também a abertura oficial das comemorações dos 40 anos de atividades da Empresa, a assinatura do acordo de cooperação, entre a Emater-DF e o CREA, que prevê a desburocratização de procedimentos, agilizando a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a assinatura do convênio, entre a Emater-DF e o Instituto Federal de Brasília (IFB), que irá promover a participação dos estudantes em atividades da Empresa.

 

No Distrito Federal, os serviços de Ater são prestados pela Emater-DF desde 1978. São 299 empregados da Emater-DF, entre agrônomos, veterinários, zootecnistas, economistas domésticas, técnicos agrícolas e agropecuários, nutricionistas, assistentes sociais, engenheiros florestais, ambientais e de alimentos, e outros, que atuam em toda a área rural. Atualmente, a Empresa atende cerca de 4.400 famílias em todo DF e municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).

 

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), no Brasil são 5.295 unidades de atendimento que beneficia mais de 2 milhões de produtores. Além disso, o serviço de assistência técnica e extensão rural gera impacto na renda direta do produtor rural atendido, que chega a ter um incremento quatro vezes maior do que o produtor que não recebe Ater.

 

Para o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, o extensionista é o profissional responsável por levar políticas públicas, informação e tecnologia para a área rural. “Sabemos que a orientação técnica de qualidade eleva, em média, até quatro vezes a renda do agricultor. E, no Distrito Federal, a Emater-DF é atuante em todas as regiões administrativas, levando cidadania, conhecimento e inclusão sócio-produtiva para as comunidades atendidas, sempre observando os aspectos econômicos, sociais e técnicos em harmonia com o meio ambiente”, explica o presidente, que é engenheiro agrônomo e extensionista rural da empresa há 29 anos.

 

Serviço:
Seminário de Inovações Tecnológicas para comemorar o Dia Nacional do Extensionista Rural
Dia: 06/12/2017 (quarta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA-DF – Quadra 901 CJ D – SGAS – Asa Sul, Brasília – DF.

 

Assessoria de Comunicação Emater-DF
Patrícia Távora

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br