A Emater-DF, por meio do escritório no Gama, promoveu nesta quarta-feira (25), um Dia Especial de Saúde, com exames e vacinas para agricultores. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, reuniu mais de 30 produtores e trabalhadores rurais.
Além dos exames para medir o índice de agrotóxicos no organismo dos agricultores, foram realizados testes de glicemia, pressão arterial, DST (sífilis e HIV), hemograma completo. Os trabalhadores com mais de 50 anos puderam fazer exame de próstata. Vacinas contra gripe, tétano e febre amarela foram aplicadas nos produtores.
Segundo Levindo Oliveira Campos, do Núcleo de Toxicologia do Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde, índices altos de agrotóxicos no organimo podem causar câncer. “Os principais são os tumores no sistema digestivo e no aparelho respiratório. Dificilmente o trabalhador apresenta sintomas dessas enfermidades, daí a importância de fazermos esse exame preventivo”, aponta Levindo.
A gerente de Saúde Familiar da Atenção Primária à Saúde do Gama, Joelma Maria, observa que, dada a dificuldade do agricultor se dirigir aos centros de saúde, as equipes aproveitam a ocasião para realizar outros exames. “Caso seja detectada alguma enfermidade, encaminhamos o trabalhador rural para tratamentos e acompanhamentos específicos”, explica.
Orientação constante — O gerente da Emater-DF no Gama, Pedro Ivo Braga, explica que o Dia Especial de Saúde ocorre pelo menos uma vez por ano nos escritórios locais. “Além disso, promovemos campanhas de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos e cursos de aplicador do produto. Os agricultores são orientados diariamente sobre a importância do uso de acessórios de proteção (luvas, máscaras e roupas adequadas) e os procedimentos corretos na utilização de defensivos”, observa Pedro Ivo.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Rinaldo Costa
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br