Produtores rurais de Almécegas, em Brazlândia, participam do curso de inseminação artificial promovido pela Emater-DF. Com total de 14 horas de duração, o curso conta com informações teóricas e também com ensinamentos, na prática, de técnicas de inseminação artificial. A atividade é uma demanda dos produtores da região, que tem uma tradição de leite de mais de 30 anos.
Segundo o médico-veterinário e extensionista rural da Emater-DF Mário Paschoal, o melhoramento genético do rebanho, por meio da inseminação artificial, é uma tecnologia de baixo custo para o produtor, que melhora a produtividade de forma mais rápida, aliada ao manejo com nutrição adequada e sanidade do rebanho. “Animais melhorados geneticamente respondem melhor à alimentação e com isso o produtor rural pode ter uma produtividade maior e um custo menor de produção, o que é essencial pra viabilizar a atividade”, disse o extensionista rural da Emater-DF.
Com duração de três dias, o curso se encerra nesta sexta-feira (10). Os participantes conheceram os equipamentos utilizados na inseminação, aprenderam sobre os benefícios da inseminação e também as técnicas. Para o produtor rural José Artur Grossi, a atividade tem uma memória afetiva, pois lembra do pai sustentar a casa com a produção de leite e queijos, em sua infância. Com o falecimento do pai Geraldo Grossi, o produtor começou a investir na atividade.
“Estou começando devagarinho, comprei um gadinho, fiz parceria com o vizinho e agora estou aprendendo sobre melhoramento genético do rebanho”, disse o produtor.
Já o produtor Vagner Dias Nonato tem mais tempo na atividade e uma produção maior. Ele tira cerca de 200 litros de leite por dia e vende sua produção para o Laticínio Araguaia, no Gama. “Já tem um tempo que eu venho separando as melhores matrizes, mas meu problema hoje é que não estou conseguindo repor o plantel porque o preço das matrizes está caro demais, então agora eu vou tentar fazer as minhas matrizes”, disse o produtor.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br