A inseminação artificial é uma técnica que permite ao produtor melhorar a genética do rebanho — seja bovino ou caprino. Com isso, ele pode alcançar maior produtividade leiteira e, consequentemente, aumentar a renda da atividade. Pensando nisso, a Emater-DF promoveu, na semana passada, um curso voltado para este tema. O objetivo é capacitar produtores das regiões de Brazlândia, Gama e Planaltina (núcleos rurais Taquara e Tabatinga).
Segundo o gerente da Emater-DF no Gama, Pedro Ivo Braga, um grupo de pecuaristas de base familiar está sendo formado, reunindo produtores de várias regiões — entre elas, o núcleo rural Monjolo. “Estamos trabalhando com esse grupo para repassar orientações de ordem técnica, como higiene na ordenha, alimentação do rebanho e inseminação artificial. Daí surgiu a demanda para organizarmos o curso”, explica.
As aulas tiveram duração de 40 horas e foram elaboradas numa parceria da Emater-DF com a Embrapa — que cedeu o espaço e a estrutura do Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL) — e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF).
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br