Voltado para produtores, trabalhadores e jovens rurais, capacitação visa profissionalizar a fabricação da iguaria
Curso de Fabricação de Geleias em nível avançado ofertado pela Emater-DF. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Cerca de 20 produtores rurais de Planaltina, São Sebastião e Ceilândia passaram esta quarta-feira (10) na cozinha do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF para aprimorarem o conhecimento em fabricação de geleias profissionais, como geleias de morango; morango com vinho; abacaxi; maracujá e de manga com maracujá, cachaça e pimenta.
Curso de Fabricação de Geleias em nível avançado ofertado pela Emater-DF. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
Ministrado pelo extensionista Paulo Henrique Álvares, o Curso de Fabricação de Geleias em nível avançado tem carga horária de oito horas e é destinado a produtores, trabalhadores e jovens rurais do DF para aprimorar o saber de fabricação de geleias e, dessa forma, agregar mais valor e renda no aproveitamento da produção rural excedente. Durante todo o dia, os alunos aprenderam Boas Práticas de Fabricação, conceitos básicos, classificação das geleias, testes de verificação de ponto de geleias, tecnologias de fabricação de geleias artesanais em nível avançado, rotulagem, precificação e comercialização.
De acordo com Paulo Álvares, o produtor rural já sabe fazer geleias, pois é um saber que caminha com a tradição familiar, assim o curso não visa ensinar o básico, mas a profissionalização dessa fabricação. “Estamos mostrando que fazer geleia é mais que misturar a fruta e açúcar e deixar engrossar. Nosso objetivo é fazer o produtor entender como cada ingrediente funciona, quais as características que uma geleia profissional tem e como funciona cada processo de fabricação para, quando alguma coisa errada acontecer, ele saber identificar o que foi feito de errado. Assim, estamos dando o conhecimento para ele ir além e poder criar as suas próprias receitas”, explicou o extensionista.
Produtor rural Paulo Gilvan Lopes (52), morador do Sol Nascente, em Ceilândia. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF
O produtor rural Paulo Gilvan Lopes (52), morador do Sol Nascente, em Ceilândia, avalia que o curso está sendo importante aumentar os conhecimentos já adquiridos em fabricação de geleias. Ele é especialista em assado de costelão fogo de chão e porco crocante e já produz geleias, que agregam valor aos seus produtos. Além disso, o produtor pretende abrir um espaço para multiplicar os seus saberes com mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“Eu sou assíduo dos cursos da Emater-DF e eles têm sido de grande valia para mim. Já fiz o de embutidos, defumados e é o segundo de fabricação de geleias que faço. Depois quero passar esse conhecimento para a frente. Já faço e vendo geleia de abacaxi e hoje estou aqui para aprender mais opções, como a de manga, acompanhamento perfeito para as carnes que faço”, falou Paulo Lopes.
Neri Urani Camargo (57) também já fabrica geleias há dois anos, que vende também em feiras e eventos organizados pela Emater-DF e na vizinhança. Moradora do Setor de Chácaras de Samambaia, acredita que aprender nunca é demais. “Eu já fiz vários cursos de geleias, inclusive da Emater-DF, e a gente sempre aprende uma coisa a mais. Hoje aprendi uma receita nova, que é de maracujá, manga, pimenta e cachaça. Eu faço a de manga, mas nunca misturei com outros ingredientes. Vou acrescentar essa opção na minha produção”, disse.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br