Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/21 às 16h24 - Atualizado em 19/08/21 às 10h42

Emater-DF planeja Rota da Fruticultura do DF com coordenadores do projeto

Encontro foi realizado nesta quarta-feira (16), no escritório local da Emater em Brazlândia

 

A Emater-DF se reuniu nesta quarta-feira (16) com representantes do projeto Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). O encontro, que ocorreu no escritório local da Emater-DF de Brazlândia, teve como objetivo o planejamento de ações conjuntas para a rota na capital, em especial sobre as oficinas de mobilização e sobre o Polo de Brazlândia.

 

A Rota da Fruticultura é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, com objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas para mercados internos e externos, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e Entorno.

 

A iniciativa também inclui uma etapa de capacitação de extensionistas e produtores rurais, que será realizada em parceria com a Emater-DF. No encontro, o grupo decidiu que serão realizadas oficinas voltadas para os produtores no dia 20 de agosto. Já no dia 4 de setembro, durante a Festa do Morango de Brazlândia, serão entregues equipamentos a associações da região.

 

Coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo, acompanhou o grupo pelo escritório da empresa em Brazlândia

 

A rota reúne o Distrito Federal, 29 municípios de Goiás e 4 de Minas Gerais e é o eixo organizador de toda a cadeia produtiva da fruta: produtores rurais; associações; grupos comerciais; setor público; governos federal, distrital, estaduais e municipais; setores de logística, entre outros.

 

Na ida a Brazlândia, o grupo conheceu o escritório da empresa e soube um pouco mais sobre a atuação da Emater na região. Os participantes foram recebidos pelo coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo, a gerente de Desenvolvimento Agropecuário, Adriana Nascimento, o supervisor Regional Leste, João Gabriel, os gerentes dos escritórios de Brazlândia, Hélio Lopes, e de Alexandre de Gusmão, Sérgio Rufino, e pelo coordenador de Fruticultura, Felipe Camargo.

 

A reunião contou com a presença do Superintendente Federal de Agricultura do Distrito Federal, William Barbosa, do Superintendente da Conab, Rafael Bueno, do administrador regional de Brazlândia, Jesiel Costa Rosa, do assessor Fernando Pires, que representou a deputada federal e coordenadora da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e Agricultura Familiar, Bia Kicis, e de representantes do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do consórcio Nippon Koei LAC e da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), Shoji Saiki.

 

Representantes da Rota e da Emater se reuniram nesta quarta-feira (16)

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br