Produzir frutas de clima temperado como maçã, pera, ameixa, uva e manga no semiárido era quase inimaginável há algum tempo. Entretanto, graças à adoção e adaptação de tecnologias e inovações na produção, cidades como Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), na região do Vale do São Francisco, têm se tornado referência.
Para conhecer as práticas e experiências da fruticultura irrigada na região, o coordenador do Programa de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, foi um dos participantes da comitiva da Rota da Fruticultura Ride-DF, que aconteceu no período de 21 a 25 de julho.
“Foi possível ver como o nível tecnológico, as boas ideias e as inovações fazem com que o produtor prospere. Visitamos propriedades rurais que cultivam frutas de excelente qualidade, conhecemos novas variedades de uva e de outras frutas de clima temperado da Embrapa Semiárido, além de canais de irrigação muito bem feitos que distribuem a água na região. Muitas práticas adotadas lá podem ser feitas no DF e Entorno para que a fruticultura local prospere também”, conta Felipe.
A Rota da Fruticultura Ride-DF faz parte das Rotas de Integração Nacional, uma estratégia do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover a inovação e incentivar as cadeias produtivas e o crescimento econômico.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br