Promovida pela Emater-DF, a atividade busca ampliar as possibilidades de renda e também da própria alimentação da comunidade, garantindo segurança alimentar
Flavio Bonesso explica que a fabricação de molhos e antepastos pode elevar a renda do produtor
Produtores do assentamento Márcia Cordeiro Leite, na região rural de Planaltina, participaram na manhã desta quinta-feira (21) do curso sobre Produção de Molhos, Antespastos e Tomate Seco, oferecido pela Emater-DF. A atividade, prevista no plano de trabalho da empresa, foi voltada para iniciantes ou mesmo produtores rurais que desejavam aprimorar seus conhecimentos. O curso foi realizado na própria comunidade.
Segundo o técnico em agroindústria Flávio Bonesso, instrutor da atividade, a fabricação de molhos é uma forma de valorizar os alimentos cultivados na área rural. “Com essa habilidade, os produtores podem agregar valor ao seu produto, abrindo a possibilidade de comercialização e consequente elevação de renda”, observa o extensionista, que atua no Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF.
O curso abordou temas como Boas Práticas de Fabricação (BPF), formulações de molhos de hortelã, barbecue de goiaba e agridoce de pimentão, antepasto de berinjela, pimentão vermelho e cebola com azeite, além do tomate seco. Ao final da atividade, os participantes puderam degustar os produtos da aula.
No Assentamento Márcia Cordeiro Leite, cerca de 60 famílias de agricultores familiares recebem assistência técnica da Emater-DF. Inicialmente, a produção era feita apenas em sistema de sequeiro, mas, com a construção do canal de irrigação na comunidade — realizado em parceria com a Seagri e a Emater-DF —, os produtores passaram a investir em sistemas irrigados, ampliando o cultivo de frutas, hortaliças e ervas condimentares.
Diante desse cenário, os cursos de processamento e conservação de alimentos se tornam estratégicos para agregar valor à produção e evitar perdas, permitindo que os agricultores transformem excedentes de safras em produtos como molhos e antepastos, ampliando as possibilidades de renda e também da própria alimentação, garantindo segurança alimentar.
“É uma comunidade muito participativa e interessada em aprimorar conhecimentos. O curso de molhos e antepastos é fundamental porque ensina técnicas adequadas de conservação, como o controle de calor, a acidificação e o envasamento correto. Assim, os agricultores conseguem transformar hortaliças e ervas da estação em produtos saborosos e duradouros, como o molho de hortelã ou o tomate seco, garantindo mais aproveitamento da produção”, destaca Sandra Evangelista, uma das extensionista da Emater-DF que atende a comunidade.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br