Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/21 às 10h09 - Atualizado em 11/08/21 às 15h33

Emater-DF ministra oficina de cosmética caseira na Unidade de Internação Feminina do Gama

COMPARTILHAR

 

 

Por meio de uma parceria entre a Emater-DF e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), internas em cumprimento de medida socioeducativa e também servidoras da Unidade de Internação Feminina do Gama, participaram de Oficina de Cosmética Caseira promovida pela Gerência de Agricultura Urbana da Emater.

 

A atividade, ministrada pelas economistas domésticas Sônia Alves Lemos e Ana Paula Neri Rosado, teve como finalidade ensinar as mulheres sobre como aproveitar ingredientes da horta e da cozinha de casa para fabricar produtos que possam melhorar sua autoestima e ainda gerar renda.

 

“Ensinamos as jovens a produzir itens como xampu, condicionador, ativador de cachos, máscaras para o corpo e rosto usando ingredientes como borra de café, açúcar, azeite de oliva e aveia”, explicou Sônia. De acordo com ela, a ideia surgiu como complemento a um outro projeto que a Emater-DF já desenvolve na unidade de internação desde o fim do ano passado, que é a horta urbana.

 

Mais duas oficinas serão ministradas até o fim de agosto: ervas medicinais e aromáticas, dia 18; e saúde emocional, dia 19. A Emater está preparando ainda um curso de plantio da horta e ervas medicinais, ainda sem data para ocorrer.

 

Segundo a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a parceria com a Emater vai oferecer às adolescentes do socioeducativo a experiência com uma atividade que estimula a autoestima, a responsabilidade social, a capacitação técnica e o empreendedorismo. “A Sejus coordena o Sistema Socioeducativo no DF e parte do nosso trabalho é unir forças com outros órgãos e instituições para ressocialização de adolescentes. Juntos podemos mostrar a esses jovens que é possível seguir uma nova trajetória de vida, longe da violência e dos atos infracionais”, completa.

 

“Implantamos a horta a partir de um pedido da Secretaria de Justiça, pois a Emater-DF fazia isso em vários pontos urbanos. Já a oficina foi uma sugestão nossa, a partir do trabalho que já tínhamos na instituição. As meninas haviam feito recentemente um curso de maquiagem e a Emater-DF possui um projeto de valorização da mulher, que é voltado para a mulher rural, mas que entendemos que poderíamos contribuir se levássemos para as internas”, conta.

 

Uma das máscaras que as jovens aprenderam a fazer, por exemplo, usava babosa como ingrediente. E esta é uma das plantas medicinais cultivadas na horta da Unidade de Internação Feminina do Gama. “Elas aprenderam a extrair o gel da babosa e, depois, a fazer a máscara”, exemplificou. A oficina foi realizada na última semana.

 

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br