Iclea Queiroz fala no painel “Serviços Ambientais prestados e PSA”, na ANA. (Foto Adasa)
A Emater-DF levou a experiência da empresa com o Programa Produtor de Água para o encontro sobre o tema promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em seu edifício sede, em Brasília. O Encontro Programa Produtor de Água: Conquistas e Próximos desafios teve o objetivo de apresentar os atuais modelos de condução institucional do programa em todo o Brasil, além de fazer projeções para a melhoria dos resultados. A Emater-DF participa ativamente dos projetos locais sobre o tema, tanto na Bacia do Pipiripau, como na Bacia do Descoberto.
A engenheira ambiental da Emater-DF Iclea Almeida de Queiroz, convidada para o painel “Serviços Ambientais prestados e PSA”, falou sobre a importância de um Projeto Individual da Propriedade (PIP) objetivo e claro para que o produtor possa compreender a proposta feita à propriedade dele e que ele possa executar o que está projetado nesse documento. “É importante a gente casar a elaboração dos projetos com a sua execução e, esse é o maior desafio, fazer a conexão do diagnóstico que fazemos com as ações executadas, já que o produtor abriu a porteira para nos receber”, disse a representante da Emater-DF.
Ela destacou a importância de eventos como esse para capacitar e trocar experiências com os participantes dos projetos Produtor de Água no Brasil. Em sua fala, Iclea também exaltou o trabalho do extensionista rural Sumar Ganem, que esteve no início do projeto e passou para a equipe sua importância. “Sumar me deixou apaixonada por esse programa e ele também nos ensinou a ter o zelo pelo trabalho que desenvolvemos, especialmente o PIP”, destacou a engenheira ambiental.
O encontro aconteceu nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro e reuniu cerca de 140 pessoas, entre representantes de projetos produtores de água, parceiros das iniciativas, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras de serviços, companhias de saneamento básico, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros.
A programação do evento abordou a visão da ANA e dos parceiros em diversos estados sobre o Produtor de Água, além de tratar dos arranjos institucionais e das parcerias com os estados, o Distrito Federal e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Outro tema presente na programação são os arranjos para a viabilidade e sustentabilidade técnica e financeira de programas e projetos, abordando os diagnósticos, planejamentos estratégicos, Projetos Individuais da Propriedade (PIPs), elaboração de projetos executivos, secretaria executiva, pagamento por serviços ambientais (PSA), intervenções, entre outros temas.
Encerrando a programação, o encontro promoveu uma visita de campo ao projeto Produtor de Água no Pipiripau (prop). Os participantes da visita puderam ver as ações realizadas na propriedade e ouvir o depoimento do produtor. O encontro foi transmitido pelo canal da Agência no YouTube e está disponível para ser assistido pelos seguintes links: 1º dia e 2º dia.
Programa Produtor de Água
Criado em 2001, o Programa Produtor de Água busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a quantidade de água disponível – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.
A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, que atendem habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), entre outras regiões. Esses projetos contam com apoio de diversos parceiros, como prefeituras, comitês de bacias hidrográficas, universidades, organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e instituições públicas.
*Com informações da ANA
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br