A Emater-DF lamenta, profundamente, o falecimento do engenheiro-agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, nesta quinta-feira (29). Paolinelli tinha 86 anos e estava internado em Belo Horizonte.
“Estamos muito consternados com o falecimento do ex-ministro Paolinelli. Ele é um dos responsáveis pela revolução agrícola sustentável no Brasil, que promoveu a autossuficiência alimentar no país”, lamenta o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
“Se hoje temos empresas e instituições de extensão rural fortes em todo o país, é porque alguém pensou no desenvolvimento da pesquisa, da assistência técnica e da extensão rural que transformaram o Brasil na terceira maior potência agrícola mundial. Esse alguém foi o Paolinelli”, acrescenta o presidente.
Em março deste ano, Paolinelli visitou a Emater-DF e foi homenageado pela empresa por ser um dos responsáveis pela revolução agrícola tropical sustentável, nos anos 70. Ministro da Agricultura no governo de Ernesto Geisel, ele desempenhou um papel fundamental na implementação de políticas que impulsionaram o crescimento e a modernização da agricultura brasileira.
Natural de Bambuí (MG) e formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Alysson Paolinelli já foi secretário de Agricultura de Minas Gerais. Entre 1974 e 1979 foi ministro da Agricultura, quando modernizou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e promoveu a ocupação econômica no Cerrado, e criador da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), que existiu entre 1975 e 1990, mas que foi extinta e passou as suas responsabilidades para os estados, por meio das Ematers. Foi também deputado federal constituinte entre 1987 e 1990 e, entre diversas atuações e cargos já ocupados, presidiu o Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE) e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
Neste momento de dor e de luto, a Emater-DF se solidariza com a família e amigos de Alysson Paolinelli. Sua partida deixa uma lacuna irreparável, mas seu legado será sempre uma referência de comprometimento com a pesquisa, com a assistência técnica e extensão rural que resultaram no desenvolvimento da agricultura no país.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br