Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/21 às 18h15 - Atualizado em 6/10/21 às 18h37

Emater-DF faz campanha para recolher embalagens de agrotóxicos

Campanha foi realizada no Escritório da Emater-DF no Pipiripau

 

O escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Pipiripau, região administrativa de Planaltina, realizou nesta quarta-feira (6) uma campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A ação acontece, no mínimo, uma vez por ano em cada uma das 15 unidades locais da empresa e atende à legislação que regulamenta o uso desses produtos na agricultura.

 

Produtores de Brazlândia participam de curso sobre manejo de agrotóxicos

 

Um dos objetivos é orientar os produtores sobre a destinação correta que deve ser dada aos recipientes e reforçar os cuidados que o trabalhador deve ter com sua saúde e a da família, além do meio ambiente. De acordo com o gerente do escritório, Geraldo Magela Gontijo, mais de 20 produtores rurais da região participaram. “Os agricultores atendidos por nós já estão conscientes da importância dessa atividade e entregam as embalagens furadas e com a tríplice lavagem, conforme determina a lei”, observa.

 

A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri), que disponibiliza o transporte das embalagens, e da Associação de Empresários do Agronegócio (Aeagro). A articulação institucional é feita pela Emater-DF, por meio da Gerência de Meio Ambiente (Geamb).

 

Magela explica que, ao serem enviados para reciclagem, os vasilhames são prensados e depois utilizados para fabricação de mangueiras para fios de energia, caixas e tubos de esgoto, baterias de automóveis e outros materiais usados na construção civil. “Tudo é reutilizado de forma que não haja contato humano”, detalha.

 

O escritório do Pipiripau realizará uma segunda etapa da campanha na próxima quarta-feira (13), desta vez no assentamento Fazenda Larga, também na área rural de Planaltina. A atividade é regida pela lei 9974/2000, regulamentada pelo decreto 3550/2000.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br