Gestão de Propriedades Rurais com o Uso do RuralPró: esse é o tema do curso ministrado em Tegucigalpa (Honduras) pelo economista Ecarlos Carneiro, da Emater-DF, e pelo técnico Daniel Torres, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). As aulas começaram nesta segunda-feira (18) na capital hondurenha e vão até a quarta (20). Representantes de órgãos governamentais do setor agrícola de sete países participam do curso: Brasil, Chile, Peru, Honduras, Equador, Paraguai e República Dominicana.
Durante a abertura do evento, o representante do IICA em Honduras, Gustavo Cárdenas Bejarano, explicou que a iniciativa pretende somar forças institucionais para contribuir com soluções pontuais aos problemas enfrentados por agricultores nos países selecionados. A intenção é disseminar o conhecimento em regiões estratégicas para que os técnicos possam multiplicar posteriormente. “Nosso objetivo é contribuir para a inclusão de pequenos agricultores da América Latina e Caribe”, observou Gustavo.
O RuralPró é uma ferramenta que permite a técnicos e produtores — pequenos, médios ou grandes — analisar o desempenho econômico de suas propriedades, de maneira simples e objetiva. O software foi desenvolvido pela Emater-DF em 1994 e pode ser baixado gratuitamente no site da empresa. As informações e os dados colhidos pelo RuralPró dão suporte científico e oferecem subsídios ao administrador para elaborar diagnósticos da empresa ou propriedade rural, fazer um planejamento e, a partir daí, tomar decisões sobre a gestão do empreendimento.
Os resultados esperados ao final do curso são a elabração de um plano de monitoramento para atender as comunidades participantes de cada país, além de um diagnóstico e um programa de trabalho para a assistência técnica e capacitação — adaptados à realidade das áreas atendidas dos países selecionados.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação da Emater-DF – com informações do IICA / Honduras
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br