Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/21 às 16h40 - Atualizado em 9/08/21 às 16h40

Emater-DF e Ministério da Cidadania apoiam hortas pedagógicas no Programa Forças no Esporte

COMPARTILHAR

Grupo visitou a horta da entidade social Nosso Lar, na manhã desta quarta-feira

 

Representantes da Emater-DF e do Ministério da Cidadania realizaram uma visita técnica na entidade social Nosso Lar, situada na Candangolândia, para verificar a horta comunitária implantada por meio de convênio entre os órgãos. O objetivo foi mostrar a horta, que tem caráter pedagógico, a integrantes da Marinha e da Escola Superior de Guerra do Exército para inclusão do projeto entre as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp).

 

O convênio destinou recursos para aquisição de insumos necessários para manutenção/implantação de 100 hortas em escolas públicas e entidades socioassistenciais. A parceria visa promover a agricultura urbana, na forma de produção agrícola sustentável, nas comunidades carentes e urbanas do Distrito Federal. 

 

“A ideia é replicar o modelo das hortas em unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, incluindo as hortas entre as atividades do Profesp. Vamos prestar todo o apoio necessário nesse projeto”, ressaltou Rogério Viana, coordenador do Programa de Hortas Urbanas da Emater-DF. A visita foi realizada na última quarta-feira (4). 

 

 

De acordo com o Ministério da Cidadania, há interesse de que as hortas sejam instaladas nas organizações militares que atendem ao Programa Forças no Esporte (Profesp), no Distrito Federal.

 

“Consciência ambiental, produção sustentável, cultivo de alimentos e reutilização de água das chuvas, como meio de melhor aproveitar os recursos naturais, são alguns dos aprendizados repassados por meio desse projeto das Hortas Pedagógicas”, explicou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca. 

 

Programa

O Profesp é um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação.

 

Por meio do Profesp, são oferecidos aos alunos da rede pública e crianças e adolescentes de entidades socioassistenciais práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento de valores sociais e assegurando o exercício da cidadania.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br