Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/24 às 13h11 - Atualizado em 9/08/24 às 13h17

Emater-DF e Embaixada do Malawi discutem possibilidades de cooperação e troca de conhecimentos em aquicultura

COMPARTILHAR

 

Representantes da Emater-DF e da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) se reuniram com a Embaixada do Malawi, nesta quinta-feira (8), para discutir possibilidades de cooperação em aquicultura e intercâmbio de conhecimentos sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural do DF. O encontro teve como objetivo principal explorar oportunidades de colaboração para fortalecer a aquicultura no Malawi, trocando conhecimentos técnicos, e entender as necessidades e oportunidades para traçar um acordo de cooperação.

 

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, o coordenador de Aquicultura, Adalmyr Borges, o assessor Internacional da empresa, Luiz Carlos, e a assessora da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) do GDF, Maria Luiza, participaram da reunião, que contou com o Embaixador Levi Njombole Nyondo e representantes da embaixada africana. Durante o encontro, o presidente da Emater-DF ressaltou a importância da iniciativa para ambas as partes, destacando o potencial de expansão da aquicultura no Malawi e a contribuição que o Brasil pode oferecer na transferência de tecnologias e no desenvolvimento de um modelo de extensão rural eficiente.

 

Embaixador do Malawi Levi Njombole Nyondo

O Malawi, um país com uma rica tradição pesqueira, conta com cerca de 60 mil pessoas envolvidas na pesca comercial, que contribui significativamente para a economia local. Apesar de sua forte ligação com a pesca, o país busca diversificar e expandir sua economia aquática por meio do desenvolvimento da cadeia produtiva, como forma de aliviar a pressão sobre os recursos naturais e aumentar a produtividade.

 

Na reunião, os representantes do Malawi destacaram a importância da troca de conhecimentos técnicos com o Brasil, especialmente na área de extensão rural e tecnologias de produção voltadas para a aquicultura. Eles expressaram interesse em capacitar pescadores e técnicos locais para que possam aplicar novas técnicas de cultivo e manejo de peixes, visando melhorar a produtividade e a sustentabilidade da pesca no país.

 

Um dos principais desafios enfrentados pelo Malawi é a dependência do Lago Malawi, que abastece grande parte da economia pesqueira. A intenção é reduzir essa dependência por meio da introdução de novas práticas e tecnologias que possam ser adotadas em outras regiões, aliviando a pressão sobre o lago e permitindo uma recuperação ambiental efetiva.

 

Nas próximas semanas, os representantes do Malawi no Brasil enviarão proposta de cooperação ao Governo do Distrito Federal. A ideia é desenvolver uma parceria contínua que possibilite o fortalecimento das capacidades locais, tanto na pesca quanto na aquicultura, promovendo o crescimento econômico sustentável da atividade no país.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 20 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br