Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/22 às 8h55 - Atualizado em 21/02/22 às 8h58

Emater-DF distribui lonas para revestimento de reservatórios destinados à irrigação

COMPARTILHAR

Projeto executado pela Emater tem objetivo de viabilizar o uso sustentável da água nos imóveis rurais

 

As extensionistas Maíra Andrade e Bruna Beleosoff entregam kit a produtora rural Auxiliadora Marques – Foto: Ana Nascimento

 

 

Para viabilizar o uso sustentável de água em propriedades rurais, a Emater-DF está entregando 360 kits de lonas a produtores do Distrito Federal. O material será usado no revestimento de reservatórios destinados à irrigação de plantações e, assim, diminuir a infiltração e a perda de água, contribuindo para o aproveitamento dela, uso racional do recurso natural e economia hídrica.

 

A implantação de reservatórios lonados é resultado de uma parceria entre a Agência de Bacia do Comitê do Rio Paranaíba (ABHA) e a Secretaria de Agricultura (Seagri) do Distrito Federal. “A Emater-DF foi escolhida para ser a executora do projeto tendo em vista a sua capilaridade nas áreas rurais da capital e a missão de levar desenvolvimento sustentável para o campo, melhorar a qualidade de vida dos produtores e gerar renda. Viabilizar o uso da água para os processos de irrigação é uma das nossas prioridades”, explicou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

O gerente do escritório da Emater-DF em Ceilândia, Aécio Prado, destaca que a entrega de lona fortalece uma política pública estadual que entende o recurso hídrico como algo essencial nas propriedades rurais, mas como um recurso finito e que alguns produtores não têm tanto acesso em abundância.

 

“Esse tipo de fomento permite um conjunto de ações. Contribui para a economia de água e para uma ATER mais sustentável. O bombeamento de água vai economizar energia, pois vai diminuir a quantidade de água infiltrada. Além disso, estamos verificando questões legais de outorga de licenciamento ambiental e trabalhando para dimensionar adequadamente os sistemas de irrigação. Então, é um conjunto de ações que a gente consegue levar para o produtor”, afirmou Aécio.

 

A produtora rural Esmeralda Rodrigues, moradora do Assentamento 1º de Julho, recebeu o kit de lona entregue pela gerente do escritório da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Andrade, e pela extensionista rural Bruna Beleosoff. Para ela, construir o reservatório é de fundamental importância porque o recurso hídrico é bem escasso na região.

 

“Aqui não tem rio e nem córrego. Para produzir a gente precisa de água. Fazer um tanque é muito caro e o mais caro é a lona, então essa entrega é um estímulo para a gente construir o reservatório. Em junho quando começa a seca, já não vai faltar água para a plantação”, avalia.

 

A gerente Maíra explica que após cessarem as chuvas, a Emater-DF vai realizar uma oficina com os produtores demostrando na prática como deve ser feito o revestimento do reservatório. “Aqui, no Assentamento 1º de Julho, os produtores sofrem muito com a escassez de água, tanto para as plantações quanto para os animais. Com a lona, os produtores passarão a ter água nas suas propriedades, inclusive no período de seca. Muitos aqui já possuem reservatórios mas sem o revestimento, o que ocasiona a perda de água”.

 

Produtor rural Marcos Peixoto recebe kit – Foto: Ana Nascimento

“Aqui em casa temos uma cisterna que usamos a água só para consumo. Não dá para a plantação. Vai ser muito bom com o reservatório cheio, vamos conseguir plantar mais coisa, uma horta, cheiro verde e outros produtos. Hoje só tem milho, mandioca e variedade que dá para plantar na época da chuva”, declarou Marcos de Jesus Peixoto, do Assentamento 1º de Julho, ao receber o kit de lona.

 

Para a produtora Nilvanir Cordeiro de Alencar, o kit representa uma oportunidade de viver da terra e de investir em algo que terá resultado positivo. “A Emater está dando uma chance para a gente crescer, pois a lona é muito cara e não podemos comprar”, finalizou. A produtora, que é do Assentamento 1º de Julho desde 2015, planta mandioca, milho, banana, manga e goiaba.

 

Tanque lonado

A Emater-DF é executora do projeto em conjunto com a ABHA e com a Seagri. O objetivo do projeto é implantar 360 reservatórios lonados  para  uso  em  atividades  de  irrigação , viabilizando o uso sustentável da água em propriedades rurais situadas na área dos afluentes do Rio Paranaíba no DF.

 

Ao receber o kit, o produtor tem de assinar um termo de contrapartida, em que se compromete a utilizar a lona exclusivamente para aplicação em tanque, no modelo “Tanque Lonado”. Além disso, se responsabiliza por fazer a cobertura de solo para que o plástico não fique exposto ao sol e por fazer o cercamento ao redor do tanque para evitar a entrada de animais e a ocorrência de acidentes. O kit é composto por uma lona com espessura de 200 micras e 8×100 metros de comprimento e de dez tubos de cola para as juntas do  motor a diesel.

 

Para ser beneficiário do projeto, o produtor rural deve morar em área abrangente da  bacia do Rio Paranaíba; deve, preferencialmente, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); ter outorga para o uso da água; ter Declaração de Conformidade de Adequação Ambiental, que contemple a construção do reservatório; não possuir reservatório para irrigação; utilizar água oriunda de canais revitalizados ou tubulados pela Seagri-DF; ter aderido ao Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e assinar o Termo de Compromisso para iniciar o processo. Os critérios são classificatórios.

 

Extensionistas explicam a contrapartidas para a produtora rural Esmeralda  Foto: Ana Nascimento

O gerente de Meio Ambiente da Emater-DF, Marcos Maia, explica que após a habilitação do produtor rural, recebimento do kit e participação da oficina, um técnico da empresa vai até a propriedade fazer a topografia do terreno e, em seguida, a Seagri envia uma pá mecânica para abri-lo. No entanto, a mão de obra para instalação da lona é do interessado.

 

“A execução desse serviço pela Emater-DF retorna com um ganho de credibilidade junto aos produtores rurais. Faz parte da ATER, pois é um trabalho de educação ambiental gerando economia de recursos hídricos e preocupação com o meio ambiente”, completou.

 

Outro benefício da implantação do tanque lonado é facilitar a entrada de um profissional da Emater-DF na propriedade e à adesão a uma assistência técnica de qualidade, contribuindo para a transformação de todo o sistema de produção dessas propriedades rurais, incentivando a geração de emprego e renda, a segurança alimentar e nutricional e fortalecendo a sustentabilidade do processo.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br