Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/24 às 12h49 - Atualizado em 13/09/24 às 12h49

Emater-DF cria programa de adaptação às mudanças climáticas

COMPARTILHAR

 

 

Programa foi apresentado nesta quarta feira (11)

 

Nesta semana em que foi celebrado o Dia do Cerrado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) lançou o Programa Emater-DF no Clima, uma iniciativa voltada à adaptação dos produtores rurais às mudanças climáticas, reconhecendo-os como agentes de proteção do clima.

 

O objetivo é transformar o Distrito Federal em referência nacional, preparando os produtores para os desafios climáticos e inserindo-os no mercado de carbono, contribuindo para a segurança hídrica, preservação do Cerrado e o desenvolvimento rural sustentável.

 

Segundo o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a empresa está alinhada aos planos de governo e quer fortalecer o papel do produtor rural como prestador de serviços ambientais e agente protetor do clima. “Esse projeto vai ampliar e fortalecer as ações preservacionistas, por meio de articulações e parcerias entre instituições, somando esforços para que os produtores rurais participantes do Programa sejam prestadores de serviços ambientais e fornecedores de crédito de carbono”, diz Cleison.

 

Entre as ações do programa, idealizado pelas engenheiras ambientais da Emater-DF Anne Caroline Borges e Icléa Silva, estão os projetos Plantar Cerrado, Fazendas de Carbono, Saneamento Rural, além da participação da Emater-DF em conselhos deliberativos para a criação de políticas públicas.

 

Segundo Icléa, “para elaboração do projeto foram dois anos de pesquisa, estudo de legislação, além de viagem técnica ao projeto Conservador das Águas, em Extrema-MG, para troca de experiências”.

 

Bácia do São Marco – área atendida pelo escritório da Emater no PAD-DF

“Queremos que os produtores rurais atendidos pela Emater-DF, ao implantarem práticas de adaptação às mudanças climáticas tornem-se fornecedores de crédito de carbono às instituições ou empresas que precisam realizar a compensação ambiental. É possível compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico da propriedade com a melhoria do microclima local”, explica a engenheira ambiental da Emater-DF Anne Caroline Lobo.

 

A implantação do programa será realizado por sub-bacias hidrográficas, sendo priorizadas aquelas que possuem conflitos pelo uso da água, presença de nascentes e necessidade de recomposição e conservação da vegetação nativa.

 

Projetos envolvidos

 

Projeto Plantar Cerrado: Como um braço operacional do programa Emater-DF no Clima, o projeto objetiva o incentivo ao produtor rural da adoção de práticas conservacionistas que irão refletir na melhoria da qualidade e quantidade da água e promover a adequação ambiental das propriedades rurais.

 

Projeto Fazenda de Carbono: Visa à identificação de imóveis rurais aptos para o mercado de carbono e elaboração de projetos passíveis de obter certificações e registros necessários para a comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário e regulado.

 

Políticas Públicas: Participação da Emater-DF no Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM-DF) e Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF) para contribuir na elaboração de normas e legislações referentes ao tema, assim como em outros grupos de trabalho nessa temática.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br