Empresa completa 44 anos
Fundada em 7 de abril de 1978, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), chega aos 44 anos de atividades com muito a comemorar. Pela primeira vez comandada por duas mulheres — a presidente Denise Fonseca e a diretora-executiva Loiselene Trindade, ambas do quadro permanente de empregados —, a empresa é responsável pela assistência técnica a cerca de 18 mil produtores rurais na capital do país. O trabalho de excelência da instituição garante a qualidade e segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor brasiliense.
“Cuidar de pessoas é o nosso princípio e fim. Somos um braço forte do governo no meio rural, com cerca de 300 profissionais dedicando parte do seu tempo de vida para transformar outras vidas, no campo e na cidade. Nosso trabalho vai além da troca de conhecimento sobre como plantar, criar animais, cuidar do solo e da água. Trata-se do exercício de direitos sociais, do papel dos jovens e das mulheres nas tomadas de decisões, no desenvolvimento das comunidades rurais e do Distrito Federal como um todo”, disse a presidente da empresa, Denise Fonseca, na solenidade comemorativa realizada nesta quinta-feira (7), na Casa do Cerrado.
Ela também destacou a importância do trabalho da Emater em rede, com uma sólida parceria com setores público e privado. “Um trabalho que rende frutos ao Distrito Federal, junto com o poder legislativo, administrações regionais, secretarias de Estado, ministérios,instituições de pesquisa, produtores, entidades representativas, cooperativas e organizações não governamentais”.
Já o secretário-executivo de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Luciano Mendes, afirmou que “é uma alegria estar aqui nesta casa da qual faço parte há 28 anos. Os resultados alcançados pela Emater-DF são fruto da relação de confiança entre técnicos e produtores e do trabalho conjunto do sistema agricultura. O Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, que está sendo elaborado por mais de 20 instituições públicas e organizações de produtores, trará as ferramentas necessárias para preservar e alavancar o meio rural com sustentabilidade.
O vice-presidente da Ceasa, Petronah de Castro e Silva, acredita que a Emater-DF vem desenvolvendo trabalho ímpar no DF e Ride. “É uma empresa que dá orgulho para o DF, para a sociedade. Estão de parabéns e desejo que continuemos juntos, no sistema agricultura, para o desenvolvimento local”, falou.
Para o presidente da Associação dos Servidores da Emater-DF (Asser), Bruno de Mello Aquino, “a empresa é feita pelos seus funcionários e é momento de celebrar a atuação de todos nós. O Distrito Federal tem os maiores índices de produtividade em várias culturas e isso é graças ao conhecimento repassado por nós aos produtores”.
Equipe de Sobradinho recebe premiação de projeto destaque
Equipes e empregados destaques
A solenidade comemorativa contou com a premiação de projetos e equipes destaques.
A equipe da unidade local de Sobradinho venceu com o projeto de uso de drones da agricultura familiar. Na área meio, venceu equipe responsável por implementação do Sistema de Avaliação de Maturidade no EmaterWeb.
Os empregados destaques de 2021 foram Claudinei Machado, do escritório da Ceilândia, e Fabrício Braga, da Gerência de Tecnologia da Informação.
A Emater-DF conta, atualmente, com 322 empregados, dos quais 74% possuem especialização em mestrado, doutorado ou lato sensu. A empresa está presente nas áreas rurais com 15 escritórios locais, compostos por profissionais da área agrícola, pecuária e social. É uma das poucas entidades de extensão rural do país com capilaridade de 100% na área de produção agropecuária.
Produtora Maria do Socorro recebe homenagem da Emater-DF
Lidalva foi a produtora do Paranoá homenageada
Homenagem aos produtores
Representantes de cada região atendida pela Emater-DF foram homenageados no anivesário da empresa.
A produtora Maria do socorro, do núcleo rural Taquara, agradeceu a empresa pela parceria. “Comecei com empregada em uma fazenda e hoje, graças à Emater-DF, tenho o privilégio de dar emprego para trabalhadores. Agradeço por me ensinarem a trabalhar, a me ouvirem. Não estaria onde estou hoje se não tivesse os amigos que tenho na Emater”.
Lindalva Neves, atendida pela equipe do Paranoá, diz que a Emater é a família que ela escolheu. “Eles sabem estender a mão. Eu estava quase desistindo e foram eles que fizeram a diferença da minha vida e eu os adotei como família. Meu sonho era que meu neto pudesse ver meu neto entrando na horta e podendo comer tomate, alface, rúcula, tudo do pé. Meu sonho foi realizado”.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br