A Emater-DF marcou presença no XII Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária Integrativa, que aconteceu junto com o IX Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa e com o I Encontro Brasileiro de Psiquiatria Social, nos dias 1º a 3 de setembro. Realizado no auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADunb), no Campus Universitário Darcy Ribeiro, o trabalho que a empresa faz junto com as comunidades rurais do Distrito Federal no campo da terapia comunitária integrativa foi destaque na apresentação virtual do evento.
Apresentado pelas extensionistas rurais Maria Bezerra e Yokowama Odaguiri Cabral, em parceria com as terapeutas comunitárias voluntárias que apoiam as atividades de campo, o trabalho mostrou como as rodas de conversa têm levado fortalecimento da autoestima e empoderamento individual para mulheres rurais. A apresentação inscrita no congresso focou no grupo do PAD-DF, mas a experiência já está em outros núcleos rurais, com os mesmos resultados positivos para as mulheres do campo.
“Essas rodas de conversa com as mulheres do campo têm sido muito importantes, tanto na inclusão socioprodutiva ou mesmo nas terapias, na valorização e empoderamento dessas mulheres que muitas vezes ficam na invisibilidade, porque muitas dessas ações não chegam nas áreas rurais”, disse a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, durante o evento.
Loiselene parabenizou o trabalho feito pela extensionista rural Maria Bezerra, que é também assistente social da Emater-DF, e destacou que a empresa pretende alcançar mais mulheres. “Já são mais de 90 mulheres participando das rodas de conversa e a Emater está aberta para chegar mais próximo dessas mulheres do campo, tirá-las da invisibilidade e trazer essas terapias para o alcance delas”, disse a diretora-executiva.
Terapias Comunitárias na Emater-DF
A Emater-DF sempre esteve atenta às demandas sociais das comunidades rurais, fazendo trabalhos de valorização de jovens, idosos e mulheres rurais. Em 2019, a extensionista rural Yokowama Cabral, que atende no escritório da Emater-DF no PAD-DF, observou a grande incidência de mulheres com depressão e ansiedade e como isso impactava na produtividade na área rural. Ela iniciou um trabalho de terapia comunitária — uma modalidade de trabalho terapêutico baseada na conversa horizontal — que foi apoiado pela Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, com a extensionista rural Maria Bezerra.
Após a pandemia, em 2021, o trabalho foi retomado e, no final desse ano, durante o 7º Encontro de Mulheres Rurais da Emater-DF, foi realizada uma roda de terapia comunitária, quando surgiu a ideia de estender a prática para mais comunidades rurais. Hoje, as terapias acontecem em núcleos como a Quebrada dos Neres e o Café Sem Troco (RA Paranoá), Taquara (RA Planaltina), Vargem Bonita (RA Park Way), Catingueiro (RA Fercal) e Aguilhada (RA São Sebastião), todas com relatos positivos por parte das mulheres rurais atendidas.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br