A ação realizada nas unidades hidrográficas do rio Jardim e do ribeirão Extrema evitou prejuízo na safra
O crescimento desordenado da área irrigada com pivôs excedeu a capacidade dos recursos hídricos das unidades hidrográficas do Rio Preto – o rio Jardim e o ribeirão Extrema. Durante o 8º Fórum Mundial da Água, os extensionistas rurais Marconi Borges e Amanda Venturim tiveram a oportunidade de apresentar a intervenção realizada pela Emater-DF na região a fim de resolver a questão.
Na unidade hidrográfica do ribeirão Extrema, 28 pivôs irrigavam uma área de 1.318 hectares de plantio. No rio Jardim eram 72 pivôs para 4.650 hectares. O primeiro passo foi reunir os produtores e, com o apoio da Adasa, apresentar os dados de vazão explicando os riscos de prejuízo para a disponibilidade hídrica e também para a produção.
A solução proposta foi a organização dos produtores no planejamento do plantio através da alocação negociada da água e a redução na área de plantio. Os produtores foram divididos em grupos e montaram um calendário de irrigação determinado para cada grupo.
O resultado foi positivo. A gestão compartilhada evitou a perda de 3.700 hectares de culturas que seriam comprometidas pela falta d’água para irrigar o plantio. No total seriam mais de 12 milhões de reais em prejuízo.
Para Amanda, houve dois grandes desafios no trabalho, “o primeiro trabalhar com os produtores e fazê-los entender que essa gestão era ideal para todo mundo ter água e não ter prejuízo no plantio, e o segundo foi de não faltar água no rio e nem ‘sobrar’, mas realmente fazer uma gestão eficiente”, explica Amanda.
No fórum, as apresentações do trabalho foram feitas tanto na Expo, quanto na Vila Cidadã e estão à disposição para quem tiver interesse em conhecer melhor a experiência.
Fórum Mundial da Água
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).
8º Fórum Mundial da Água
De 18 a 23 de março
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br