Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/24 às 14h32 - Atualizado em 22/11/24 às 14h35

Emater-DF acompanha fechamento da janela de plantio de soja no núcleo rural Tabatinga

COMPARTILHAR

Com apoio da Emater-DF e investimento em tecnologia, a família Falqueto alcança resultados expressivos no plantio direto, reforçando a sustentabilidade e a força do agronegócio na capital

 

 

A família Falqueto veio do Espírito Santo na década de 1980. Na capital federal, começaram a plantar hortaliças e grãos e, com auxílio da Emater-DF, investiram no sistema de plantio direto. Hoje, são um exemplo de sucesso na agricultura local, chegando a produzir 100 sacos de soja por hectare ao ano. Na tarde desta quinta-feira (21), o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, visitou a propriedade para ver de perto o fechamento da janela de plantio dos grãos no DF.

 

De acordo com Cleison, a visita foi um ato simbólico para destacar a força da cultura de grãos no Distrito Federal. “A agricultura de Brasília se caracteriza pela diversidade: de morango a soja, de suínos a mirtilo, de leite a artesanato, nossa produção tem um alto grau de tecnologia, aliado à sustentabilidade financeira e ambiental. Com isso, garantimos o abastecimento e o desenvolvimento econômico de uma grande área metropolitana”, observa o dirigente.

 

Já o engenheiro-agrônomo Lucas Pacheco, gerente do escritório da Emater-DF em Tabatinga, explica que o plantio direto é uma das técnicas mais sustentáveis do ponto de vista ambiental. “A metodologia não desgasta o solo, de forma que é possível colher três safras por ano sem causar erosão nos cursos d’água mais próximos, infiltrando água nos lençóis freáticos e economizando os recursos hídricos”, detalha.

 

Lucas Pacheco acrescenta que as três safras de grãos no DF são: a de verão, com início em outubro e novembro; a safrinha, com plantio entre janeiro e abril; e a safra de inverno, cultivada entre abril e junho (essa, geralmente, irrigada). As grandes culturas estão distribuídas em todo o território da capital, mas os núcleos rurais da área leste — principalmente as regiões administrativas de Planaltina, Paranoá e Sobradinho — concentram mais de 90% da produção.

 

O produtor Lauro Falqueto, que chegou com os pais na região quando era criança, reforça o papel da Emater-DF no desenvolvimento do negócio familiar. “Os extensionistas da empresa sempre estão disponíveis para tirar dúvidas, acompanhar a atividade, auxiliar na elaboração de projetos de crédito”, enumera.

 

Formado em agronomia, Lauro reforça o papel da tecnificação nos bons resultados da atividade. “Com tecnologia embarcada, conseguimos alcançar até 100 sacos de soja de produção por hectare. Quando começamos, a média era de 25 sacos”, lembra.

 

Durante a visita, Lauro Falqueto demonstrou o funcionamento da plantadeira utilizada na propriedade. “A máquina faz a leitura do solo e distribui as sementes e o adubo da forma mais padronizada possível. Economizamos tempo, dinheiro e mão de obra. Essa é a agricultura de precisão”, afirma.

 

Em 2023, o Distrito Federal se destacou na produção de grãos, alcançando números expressivos que reforçam sua relevância no setor agrícola. Entre as principais culturas, a soja liderou com 323,5 mil toneladas, seguida pelo milho com 233 mil toneladas. A produção de soja para sementes foi de 65,7 mil toneladas. Além disso, foram colhidas 44,4 toneladas de sorgo, 36,2 toneladas de feijão e 22,8 mil toneladas de trigo, demonstrando a diversificação e a força da agricultura no DF.

 

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br