Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/03/22 às 10h48 - Atualizado em 7/03/22 às 14h34

Em parceria com a Emater-DF e a Seagri, mercado de orgânico abre as portas para a Agricultura Familiar

COMPARTILHAR

Projeto piloto visa expansão  de produtos e unidades da rede no DF

 

 

A rede Mercado Malunga, especializada na comercialização de produtos orgânicos, está abrindo as portas para a agricultura familiar a partir deste sábado (5). A entrada desses produtores, que são atendidos pela Emater-DF, está sendo possível graças à intermediação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e da Secretaria de Agricultura junto às partes.

 

As tratativas envolvem um extenso trabalho da Gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor) da empresa, ao lado da Seagri-DF, na classificação dos produtos, orientação aos agricultores familiares sobre aspectos comerciais, com destaque para os fiscais, tributários, contábeis, sanitários, certificações de selo, além das demais orientações inerentes à comercialização em grandes redes varejistas.

Reunião entre técnicos da Emater-DF, representantes do Mercado Malunga e agricultores familiares. Foto: Acervo Emater-DF

 

De acordo com Amanda Ventorim, extensionista da Emater-DF, os mercados exigem dos agricultores uma ficha cadastral referente aos produtos que serão fornecidos com os respectivos impostos e taxas. “Os agricultores familiares não têm expertise neste tipo de comercialização e, em sua maioria, não utilizam serviços contábeis. Dessa forma, a Emater-DF, por meio da Gecor, em todo o processo foi fundamental para introduzir os produtos de mercearia da agroindústria familiar em um nicho tão diferenciado.”

 

O projeto piloto vai iniciar na unidade do Mercado Malunga localizada na SHCSW CL 104, Bloco A, Loja 19, no Sudoeste, com os produtos dos agricultores familiares Maria Conceição Silveira Campos e Edson Rodrigues. Os produtores vão fornecer misturas práticas de risotos em seis sabores diferentes.

 

A venda desses produtos por grandes redes de mercados não só fortalece a agricultura familiar como mostra a sua diversidade e qualidade. Os agricultores participantes desse projeto são acompanhados sistematicamente pela extensão rural oficial do Distrito Federal (Emater-DF).

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br