Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/21 às 15h01 - Atualizado em 16/11/21 às 17h48

Eleição vai definir representantes dos conselhos rurais para o próximo biênio

COMPARTILHAR

Presidentes dos conselhos se reúnem periodicamente para debater demandas e soluções para a área rural

 

 

As eleições para a composição dos nove CRDRS — Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável — vão ocorrer na primeira quinzena de dezembro, dos dias 1º a 7. Integrantes de associações, cooperativas e outras entidades representativas do setor rural vão escolher os conselheiros que, nos próximos dois anos, trabalharão na articulação para implantação de projetos, políticas públicas e ações que levem desenvolvimento às regiões rurais, sempre com base na sustentabilidade.

 

Para o extensionista José Nilton Campelo, da Gerência de Comercialização e Organização Rural (Gecor) da Emater-DF, os conselhos são importantes no fortalecimento do processo democrático. “Os CRDRS, como órgãos consultivos, decidem como que parte do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), da Secretaria de Agricultura, serão aplicados em suas regiões. Os conselhos dão voz à comunidade”, observa, acrescentando que 40% do FDR-Social são destinados a demandas apresentadas pelos conselhos.

 

Os CRDRS são responsáveis pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, ferramenta onde são incluídas as prioridades de investimento em cada região rural. Atualmente, o Distrito Federal conta com conselhos em Brazlândia, Ceilândia, Gama, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Vargem Bonita, Lago Norte e Paranoá.

 

As eleições vão ocorrer nos escritórios locais da Emater-DF, obedecendo ao cronograma estabelecido pela Seagri (veja abaixo). Cada região possui um extensionista da empresa que é responsável pela comissão eleitoral.

 

Os CRDRS funcionam com base no decreto 33406/2011. “É importante que todos participem das eleições, para que possamos fortalecer e aperfeiçoar as políticas de desenvolvimento sustentável e o diálogo do setor público com a população”, conclui José Nilton.

 

 

CALENDÁRIO ELEITORAL

Data                       CRDRS                      Horário
01/12                     Sobradinho             9h – 11h
01/12                     Planaltina                14h – 16h
02/12                     Paranoá                   9h – 11h
02/12                     Lago Norte              14h – 16h
03/12                     Vargem Bonita        9h – 11h
03/12                     São Sebastião         14 – 16h
06/12                     Ceilândia                  9h – 11h
06/12                     Gama                       14h – 16h
07/12                     Brazlândia               9h – 11h

 


A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br