Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/21 às 10h11 - Atualizado em 23/07/21 às 10h11

Distrito Federal terá Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira

 

 

Ordenha em propriedade de produção de leite

 

O desenvolvimento da cadeia leiteira no Distrito Federal foi tema de uma reunião técnica com a participação da Secretaria de Agricultura, Emater-DF, Ceasa e Embrapa Cerrados. No encontro, que aconteceu na terça-feira (20), foi discutido o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do DF, que está sendo construído pelas quatro instituições e mostra oportunidades, caminhos a serem seguidos e os gargalos do setor.

 

O programa incluirá ações de assistência técnica, melhoramento genético, recursos para o crédito rural, industrialização e comercialização, oportunidades para os produtores, entre outros temas, que serão pactuados com os segmentos e organizações dos produtores antes do lançamento.

 

De acordo com coordenador de Suporte à Inovação da Embrapa Cerrado, Chang Das Estrelas Wilches, “o setor leiteiro do DF pode gerar até R$ 500 milhões de acréscimo no PIB do DF”.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, ressaltou que a cadeia leiteira tem grande potencial para crescer. Ele destacou ainda que o produtor de leite é muito importante e que é necessário resgatar o setor. “Nós temos um mercado muito forte aqui no DF. Nós precisamos dar condições de trabalho a esses produtores. Nós temos excelentes técnicos aqui na Secretaria e na Emater, pessoas que trabalham, conhecem e se dedicam para buscar soluções”, explicou o secretário Candido.

 

A diretora-executiva da Emater, Loiselene Trindade, lembrou que a empresa está preparada e capacitada para dar suporte a todos os produtores que queiram se desenvolver no setor e que pode contribuir muito com esse trabalho. A Emater possui 15 escritórios espalhados por todo o DF para dar esse suporte.

 

Dados do setor

 

O DF possui, atualmente, 1421 produtores de leites, com uma produção diária de 87,4 mil litros, totalizando 34,9 milhões de litros de leite por ano. O Valor Bruto da Produção (VPB) da cadeia leiteira ultrapassa os R$ 92,2 milhões.

 

Texto: Emater-DF, com informações da Seagri.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br