Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/21 às 11h46 - Atualizado em 14/10/21 às 14h16

Dia Nacional da Pecuária reforça importância do setor para o Distrito Federal

Pecuária representa uma parte importante do agronegócio do DF – Foto: Maximiliano Cardoso/Emater-DF

 

Com um valor bruto de produção de aproximadamente R$ 1,5 bilhão no Distrito Federal, a pecuária representa uma parte importante do agronegócio, gerando renda, emprego e alimentos para a região. No Brasil, celebrado anualmente no dia 14 de outubro, o Dia da Pecuária reforça a importância da cadeia produtiva no país. Além disso, mostra que a cadeia também inclui suínos, aves, cabras, ovelhas e peixes.

 

Avicultura: em cinco anos, cresce 180% número de produtores com sistema semi-intensivo no DF

 

Pelo senso comum, criador de gado bovino é chamado de pecuarista. No entanto, a pecuária envolve um universo maior, conforme explica o coordenador de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, Maximiliano Cardoso. “Quando falamos de pecuária, não estamos falando apenas de bovinos, mas sim de toda a produção animal da área rural”, afirma.

 

“Historicamente, o agronegócio participa de cerca de 20-25% do produto interno bruto (PIB), sendo a pecuária responsável por 30% em média do PIB do agronegócio e também responsável por uma grande parte dos empregos formais no campo”, afirma o especialista.

 

Avicultura

Além da bovinocultura, outras cadeias produtivas da área animal são também de grande importância para o Distrito Federal. Um exemplo é a avicultura, que representa 78% do Valor Bruto da Produção Pecuária do DF e gera 5 mil empregos diretos. Segundo a coordenadora de Avicultura e Suinocultura da Emater-DF, Camila Braz Ribeiral, a avicultura é uma atividade que vem ganhando espaço e destaque nos últimos anos e se mostrando um bom negócio para pequenos e médios produtores.

 

Ana Durce investiu na criação de galinhas para resgatar tradição da família – Foto: Maximiliano Cardoso/Emater-DF

 

A produtora rural Ana Durce da Paixão já percebe os pontos positivos e também os negativos do crescimento da atividade. “O consumo está aumentando e a produção aumentando no mesmo ritmo”, afirma. “Minhas galinhas estão produzindo muito bem, mas onde eu entrego os ovos já tem mais pessoas vendendo”, diz ela, ao mencionar o crescimento da concorrência.

 

Há dois anos trabalhando com galinhas poedeiras, Ana Durce deixou a área acadêmica para se dedicar à pecuária. Ao se aposentar resolveu resgatar as suas raízes ancestrais. “São memórias boas de infância. Meus avós e meus pais eram pecuaristas”, conta. Apesar de também ter outros animais, os pais eram criadores de gado leiteiro. No entanto, sua decisão por galinhas veio da questão financeira. “Pesou o fato de saber que mão de obra para criar gado seria difícil”, afirma.

 

Auxílio da Emater-DF

Diante desse cenário, a assistência técnica e a extensão rural pública mostram sua importância no apoio e incentivo aos criadores de animais, trazendo orientações sobre tecnologias de manejo do solo e plantas forrageiras para alimentação animal, além de genética, sanidade animal, saneamento, crédito rural e vários outros pontos que contribuem para a sustentabilidade da atividade.

 

Maximiliano Cardoso explica que o papel da Emater-DF é oferecer esse apoio multidisciplinar. “Muitas propriedades no Distrito Federal possuem áreas pequenas e isso também impulsiona a adoção de tecnologias no processo produtivo a fim de viabilizar o negócio rural no aspecto técnico, financeiro e ambiental.” Ele conta ainda que, até na criação de animais de grande porte com limitação de área, como no caso de bovinos, melhorias nos sistemas de produção podem viabilizar a criação de uma ou mais fases do ciclo produtivo, como no caso da bovinocultura de corte e leite.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br