18/10/16 às 9h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Dia Mundial da Alimentação chama atenção para mudanças climáticas

Emater-DF tem como desafio levar, cada vez mais, a inovação aos sistemas produtivos, criando melhores condições de trabalho, racionalizando o uso de insumos e aumentando a produtividade com o melhor uso da terra e da água

No domingo, 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar”, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO) chama a atenção para as mudanças climáticas e o desafio de alimentar a população mundial, que vai superar os 9 bilhões de habitantes em 2050.

Para atendar às novas demandas alimentares, a produção de alimentos deve aumentar em 60%. Por outro lado, os agricultores familiares, que produzem a maior parte dos alimentos consumidos, estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, secas e desastres relacionados às mudanças climáticas.

Diante deste cenário, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF tem como desafio levar, cada vez mais, a inovação aos sistemas produtivos, criando melhores condições de trabalho, racionalizando o uso de insumos e aumentando a produtividade com o melhor uso da terra e da água. Por meio de processo de educação continuada, a empresa pensa e elabora, de forma participativa com agricultor, diversas formas de solução e tecnologias que podem interagir com o ambiente para produzir boas respostas econômicas, sociais e ambientais, gerando riqueza e renda no campo e, consequentemente, beneficiando as cidades com alimentos frescos e água em quantidade e qualidade.

Assessoria de Comunicação da Emater-DF