Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/21 às 9h51 - Atualizado em 18/10/21 às 9h24

Dia Internacional da Mulher Rural destaca os desafios e a importância delas nas comunidades

COMPARTILHAR

 

 

O empoderamento econômico das mulheres rurais como agricultoras, empresárias e líderes comunitárias contribui para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e alcançar a igualdade de gênero. No Distrito Federal, das mais de 15 mil propriedades cadastradas na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), 5.268  são de mulheres proprietárias ou coproprietárias.

 

Semana da Trabalhadora Rural: mulheres são guardiãs de conhecimentos tradicionais sobre saúde e alimentação

Emater-DF reúne mulheres para discutir VII Encontro Distrital de Mulheres

 

Neste Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro, a representatividade da mulher do campo e os desafios enfrentados por elas são temas a serem reforçados e discutidos. Para a extensionista da Emater-DF Selma Tavares, responsável por coordenar atividades voltadas às mulheres, é preciso reconhecer a importância que a mulher tem na comunidade em que se encontra inserida, o seu papel essencial na atividade agrícola, no sustento familiar ou na gestão dos recursos naturais.

 

“É preciso dar condições para o protagonismo feminino. Assegurar a inclusão dos talentos, habilidades, experiências e energia das mulheres requer ações afirmativas e políticas públicas”, ressalta. Pensando em tudo isso, a Emater-DF criou o Projeto de Valorização da Mulher Rural que inclui ações nas áreas social, de organização social e produtiva e de inclusão em políticas públicas distritais e federais.

 

Fátima Cabral, produtora rural e presidente da Aprospera

 

Mulheres no campo

Para a agricultora e presidente da Associação de Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), Fátima Cabral, as conquistas que percebemos na mulher do campo vêm a partir de conhecimentos vindos de muitos meios de comunicação, momentos de partilha e de troca de experiências.

 

“Esses momentos, muitas vezes organizados pela Emater-DF, traz uma ampliação de consciência sobre nossas vidas, das vivências no campo e sobre o que ainda se pode conquistar. A Emater é grande parceira, não só para o fortalecimento individual e coletivo das associações, mas também com a oferta de capacitações, encontros, seminários que resgatam a autoconfiança e aprimoram o trabalho da mulher no campo. Hoje temos mulheres na direção da associação, com participação muito forte nas decisões administrativas e financeiras”, conta Fátima.

 

Nesta data, a Emater-DF destaca os principais serviços e políticas públicas executadas de forma a beneficiar as mulheres com acesso às tecnologias de produção, mercado, capacitações em liderança e gestão, benefícios sociais, entre outros. Entre 2019 a setembro de 2021, 7.336 mulheres foram atendidas pela empresa em atividades nos eixos social, econômico e ambiental.

 

Dos 17 objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a A Emater-DF desenvolve ações em 16 eixos. Dentre os vários temas da Agenda, as mulheres são consideradas peças-chaves para o alcance de muitos dos objetivos.

 

 

Encontro Distrital de Mulheres Rurais

Para discutir os avanços e também as demandas das mulheres do campo, a Emater está organizando o VII Encontro Distrital de Mulheres Rurais, que deve ocorrer na primeira semana de dezembro. Em julho deste ano, mulheres de diversas regiões do DF se reuniram para alinhar os temas e atividades do evento.

 

A extensionista Selma Tavares explica que é um momento de compartilharem experiências, interagirem e levarem suas demandas de políticas públicas. “A organização também inclui momentos de autocuidado e lazer, palestras sobre direitos das mulheres, violência doméstica, empreendedorismo e sobre políticas públicas voltadas às mulheres do campo”, conta.

 

Confira algumas ações da Emater-DF:

  •  Assistência técnica e acompanhamento em atividades agropecuárias, desde o planejamento à comercialização, nas áreas de bovinocultura, floricultura, avicultura, olericultura, agricultura orgânica e agroecologia, por exemplo.
  • Elaboração de projetos de crédito rural em atividades agropecuárias.
  • Qualificação, capacitação e inclusão em atividades voltadas ao desenvolvimento humano-social como qualidade do alimento, alimentação adequada, cidadania e benefícios sociais, saúde, saneamento e habitação.
  • Capacitação, qualificação e acompanhamento nas atividades não agrícolas como artesanato, turismo rural e agroindústria.
  • Inclusão em políticas públicas como o CadÚnico, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, programas de compras institucionais.
  • Estímulo e apoio à organização social, grupos de mulheres, associações, cooperativas.
  • Realização de eventos como seminários e encontros voltados à saúde, bem-estar, lazer e troca de experiências.
  • Viabilização da participação de mulheres em espaços de comercialização, feiras, eventos e Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) etc.

 

Atendimento

 

Confira aqui onde encontrar o escritório mais próximo de sua propriedade e obter informações sobre os principais serviços oferecidos pela Emater-DF.

 

A Emater-DF

 

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br