Governo do Distrito Federal
7/10/22 às 15h22 - Atualizado em 11/10/22 às 11h28

Dia de Campo do Morango amplia conhecimento sobre o cultivo da hortaliça

COMPARTILHAR

A atividade, que é coordenada pela Emater-DF, é gratuita e aberta a todas as pessoas que desejam iniciar ou melhorar a produção de morango

 

 

 

 

O Dia de Campo do Morango 2022, coordenado pela Emater-DF com o objetivo de difundir informações sobre o cultivo da hortaliça, acontece na manhã deste sábado (3 de setembro), no Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia.  A atividade integra o calendário da 26ª Festa do Morango e deve reunir cerca de 80 pessoas, entre interessados em iniciar o cultivo do morango ou aprimorar a produção e estudantes de agronomia.

 

Para participar do Dia de Campo do Morango é necessário se dirigir até o local, no dia do evento, entre 8h e 8h30 para fazer o cadastro. A atividade é gratuita e acontece de 8h30 às 13h, na Chácara 114, Reserva A, do Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia. Durante o evento, serão abordadas questões como o panorama da cultura e informações gerais da cadeia produtiva no DF. Os participantes passarão por estações temáticas. Na primeira estação, os presentes aprenderão quais as diferentes cultivares de cultura presentes no DF e quais são as mais cultivadas.

 

A estação seguinte é sobre Sistemas de Irrigação. O foco será apresentar o tipo de irrigação mais utilizado na cultura do morango, chamando atenção para a tecnologia, eficiência e manejo do uso racional da água. Na etapa da Plasticultura, serão demonstrados os usos de cobertura do solo com mulching plástico e dos sistemas de produção em túneis, com suas vantagens e desvantagens.  A última estação vai abordar questões como Pragas e Doenças. Serão listadas as principais pragas e doenças dando ênfase ao ácaro rajado, praga que ocorre na cultura do morango.

 

Segundo a coordenadora de Olericultura da Emater-DF, Adriana Nascimento, o Dia de Campo do Morango visa divulgar informações sobre o cultivo do morango a todas as pessoas que desejam iniciar o cultivo convencional ou orgânico da hortaliça. “Todas as regiões do DF apresentam condições favoráveis para o cultivo do morango, que já está estabelecido em Brazlândia e Alexandre de Gusmão e já presentes em São Sebastião, Sobradinho e Gama. Dessa forma, nós queremos oferecer informações relevantes para estudantes, produtores rurais interessados em iniciar o cultivo e prestar assistência técnica àqueles produtores que queiram expandir sua produção”, declarou Adriana.

 

A produção de morango em todo o DF, em 2021, segundo dados da Emater-DF, chegou a mais de oito mil toneladas produzida por 351 produtores rurais numa área cultivada de 181,366 hectares, incluindo os cultivos orgânico e convencional. Brazlândia, que lidera o ranking, foi responsável por 6.728,94 toneladas.  Altitude, amplitude térmica e baixa recorrência de chuva favorecem a produção da hortaliça.

 

Festa do Morango

A 26ª Festa do Morango vai acontecer nos dias 2 a 4 e 7 a 11 /9, na sede da Arcag, localizada no Incra 6, em Brazlândia. O evento é organizado pela entidade com apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia e da Secretaria de Turismo. Durante o evento, os visitantes poderão comprar a fruta in natura e alimentos produzidos com a hortaliça, como geleias, doces, sucos, dentre outros.

Serviço:

Dia de Campo do Morango

Data: 3/09

Horário: 8h30 às 13h

Local: Chácara 114, Reserva A, do Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia, Brasília – DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br