Com o objetivo de discutir o desenvolvimento da olericultura no Distrito Federal, gerentes, coordenadores e técnicos extensionista da Emater-DF se reuniram nesta sexta-feira (18). O encontro faz parte do Programa de Desenvolvimento e Treinamento da empresa e foi uma oportunidade de avaliação do cenário atual, construção de propostas, alinhamentos de diretrizes e encaminhamentos para o desenvolvimento de ações voltadas para o produtor rural.
A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, participou da abertura do evento e destacou a importância de entender os números da cadeia produtiva como forma de levar as melhores estratégias para o campo. “A missão da Emater é atender o produtor e entender as suas demandas e peculiaridades. O produtor rural não sai da Emater sem atendimento. No entanto, para receber um bom atendimento é preciso entender o cenário. Esse é o momento de discutir e de conversar sobre o nosso desempenho. É uma oportunidade de traçar estratégias, trabalhar as equipes, entender o que o produtor está pedindo e a situação atual após a crise causada pela pandemia”, avaliou.
“A olericultura é o carro chefe que temos no DF. Sempre vai ser assim, pois é possível cultivar em pequenas áreas, perto das cidades, chega rápido no mercado consumidor e é um produto muito perecível. Assim, é um setor que só tem a crescer. Foi por meio da olericultura que vi muitos pequenos produtores ascenderem para a classe média. Dessa forma, a conversa com os colegas é muito preciosa, pois o nosso trabalho é entender o perfil do produtor e buscar a qualificação técnica dele para produzir mais e melhor”, considerou o Coordenador de Operações, Pedro Ivo, na abertura.
Prosa Técnica
A organizadora da Prosa Técnica e gerente de Desenvolvimento Agropecuário da Emater-DF, Adriana Nascimento, avaliou que o resultado do encontro foi muito importante, tendo em vista a participação da direção, dos técnicos, da Coordenação de Operações (Coper) e demais departamentos da empresa para uma discussão inédita sobre os dados internos da olericultura.
“Pela primeira vez reunimos representantes de todos os escritórios da Emater-DF, ouvindo cada um deles, identificando os problemas, identificando as possíveis ações dentro da cadeia produtiva da olericultura e gerando resultado para o trabalho das gerências, de forma a facilitar o trabalho dos técnicos”, disse.
Para o gerente do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional da Emater-DF, Antonio Dantas, a Prosa Técnica é uma metodologia criada na empresa para capacitar os técnicos utilizando a expertise dos colegas que trabalham na área. “A olericultura é uma atividade exercida em quase todo o DF e a Emater-DF vem acompanhando há muitos anos. Os participantes da Prosa Técnica conversaram, expuseram suas ideias, debateram e esse é o grande objetivo. Vamos construir bons encaminhamentos com as informações trocadas no encontro”, avaliou.
Sustentabilidade
Durante o Prosa Técnica, a direção da Emater-DF informou que a empresa está liderando as práticas de sustentabilidade no campo e lançará nos próximos dias uma campanha preconizando a diminuição do uso de fertilizantes. Em contrapartida, a empresa vai propor o fortalecimento de práticas já utilizadas pelos técnicos extensionistas, como o uso de biofertilizantes, compostagem, lodo de esgoto, adubagem verde, além da análise de solo, dentre outras.
“A Emater sai na frente no Distrito Federal e a campanha irá oportunizar uma ampla discussão local acerca do uso racional de fertilizantes, cujos preços estão elevados. Assim, é um momento oportuno em que vamos trabalhar com os nossos produtores alternativas sustentáveis”, finalizou Loiselene Trindade.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br