Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/21 às 17h55 - Atualizado em 25/11/21 às 20h57

Delegação colombiana conhece programas de compras públicas no DF

COMPARTILHAR

Comitiva visitou a Ceasa-DF e conversou com produtores que participam das compras governamentais

 

Os programas de compras públicas dos governos federal e distrital foram tema de uma visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira (26), na Ceasa-DF. Na ocasião, representantes da Secretaria de Agricultura (Seagri), Ceasa-DF e Emater-DF receberam uma delegação do governo colombiano e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O encontro faz parte do projeto Semeando Capacidades, que prevê a troca de experiências entre os dois países em temas como produção de alimentos e combate à fome.

 

Comitiva de Uganda visita Emater-DF para conhecer experiência de produtores com o Pnae

Emater-DF acompanha visita de comitiva com integrantes do Chile e do Panamá na Taquara

 

De acordo com Camilo Ardila, do coordenador do projeto pela FAO Colômbia, os programas de compras institucionais são importantes como ferramenta de desenvolvimento social. “O que vimos virtualmente pode ser adaptado em nosso país. O importante é que sigamos cooperando e aprendendo uns com os outros, sempre com foco em promover o desenvolvimento sustentável e a soberania alimentar”, observou.

 

O grupo, formado por representantes do Ministério da Agricultura da Colômbia, do Instituto de pesquisa Agrosavia, da Universidade Nacional da Colombia e da Organizacão Social Tierra Libre, conheceu a Pedra da Ceasa, o Banco de Alimentos, a Cooperativa Central do Cerrado e pararam no Centro De Capacitação E Comercialização Da Agricultura Familia (CCC) para tirar dúvidas sobre o funcionamento dos programas de compras públicas — PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e Papa (Programa de Aquisição da Produção da Agricultura), meios que o GDF utiliza para comprar alimentos diretamente da agricultura familiar e repassar os alimentos a instituições sócio-assistenciais ou escolas da rede pública.

 

A visita contou ainda com depoimentos de agricultores beneficiados pelos programas, como Noilde de Jesus, que cultiva morangos na região rural de Brazlândia. Pela Emater-DF, a delegação colombiana foi recebida pelos extensionistas José Nilton Campelo, Luiz Rocha, Pedro Ivo Braga e Bruna Heckler, além de Lúcio Flávio da Silva, diretor de Compras Institucionais da Seagri, e do presidente da Ceasa-DF, Fábio Sousa.

 

O projeto Semeando Capacidades é coordenado de maneira conjunta pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil, pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia e pela FAO. A visita contou com o apoio da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Emater-DF.

 

Na próxima semana, representantes do Ministério da Agricultura do Brasil, Embrapa e Emater-MG deverão visitar a Colômbia para colher experiências do país vizinho. Ao final, serão produzidos documentos técnicos com propostas de diretrizes para políticas públicas nas áreas de agroecologia, circuitos curtos de comercialização, inovação territorial, compras institucionais, dentre outros.

 

Diversas nações têm demonstrado interesse em conhecer as políticas públicas que têm ajudado a combater a fome e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar e a economia das áreas rurais do Brasil, onde o Distrito Federal é visto como exemplo.

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) são operados com recursos do governo federal, enquanto o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (Papa-DF) funciona com verbas do GDF.

 

Grupo visitou o Banco de Alimentos, que também faz distribuição de cestas verdes

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br