Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/24 às 17h16 - Atualizado em 28/06/24 às 17h36

Curso sobre Mão de Obra Eficiente na Piscicultura tem visita a propriedade modelo

COMPARTILHAR

 

Adalmyr fala da importância da biometria dos peixes

 

 

O segundo módulo do curso Mão de Obra Eficiente na Piscicultura reuniu cerca de 30 produtores de diversas regiões do DF, nesta sexta-feira (28), na propriedade do casal Ademir Gomes e Sônia Maria dos Santos Gomes, considerada uma unidade de referência em boas práticas na piscicultura pela Emater-DF.

 

Na propriedade modelo em Ceilândia, os participantes conheceram o histórico da propriedade que, antes de ser referência em piscicultura, trabalhava com hortaliças e tinha apenas dois tanques para peixes. “Eu fornecia para um grande supermercado, mas estava muito desgastante dar conta da demanda e as hortaliças exigiam muita mão de obra”, conta Ademir. A transição do cultivo de folhosas para a criação de peixes foi feita com a ajuda da Emater. Hoje, Ademir, a esposa e o genro produzem cerca de 10 toneladas de peixe por ano.

 

Extensionista da Emater-DF Adalmyr Borges e o produtor Ademir

 

Segundo Adalmyr Borges, responsável pelo programa de Aquicultura da Emater-DF, o objetivo foi capacitar os participantes para a condução eficiente de fazendas de criação de peixes, abordando todos os aspectos, desde o planejamento da atividade, o manejo, a despesca e a comercialização. “Vimos os fundamentos sobre qualidade da água, alimentação, uso de energia elétrica e, em campo, mostramos como se aplica os conhecimentos teóricos de forma correta”, explicou Adalmyr.

 

Durante a visita foram abordados aspectos práticos como medições para verificar o desempenho dos peixes e ajustes necessários para manter a qualidade da água. Além disso, foram demonstradas técnicas de despesca e as boas práticas para comercialização dos peixes.

 

A produtora Iolanda de Lima, de Planaltina, tem procurado uma nova atividade para desenvolver na propriedade. “Meus irmãos já possuem produção e eu estou buscando informações de atividades que eu possa ter renda. Vir numa atividade no campo é bom para ver na prática como um produtor está fazendo, mostrando do início ao fim como produzir e como comercializar o peixe no tempo certo”, relatou Iolanda.

 

Ademir e Sônia relatam a experiência e manejo na piscicultura

 

Outros cursos

 

No segundo semestre a Emater-DF tem programado curso de filetagem de tilápia, um dia de campo sobre produção intensiva de peixes, curso de psicultura intensiva e, em novembro, um encontro de piscicultores. Interessados em participar das atividades da Emater-DF devem procurar as unidades da empresa mais próximas da propriedade. Veja aqui o contato dos escritórios da Emater.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br