“Com esse conjunto de irrigação vou ampliar minha produção mais rápido do que imaginava” esse foi depoimento da agricultura Lurdes Rannou. Moradora de Sobradinho ela é uma das 38 pessoas que recebeu na manhã desta quarta-feira (25) o conjunto de irrigação por gotejamento que visa à inclusão produtiva e a sustentabilidade dos agricultores familiares do DF.
Outros 50 agricultores também serão beneficiados, no dia 1º de julho, no assentamento Oziel Alves (Planaltina-DF). O material, que custou pouco mais de R$ 300 mil, foi adquirido pelo Sistema Público de Agricultura, via Emater-DF, por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Joe Valle. O material foi disponibilizado porque o custo dos conjuntos são muito altos dificultando o acesso a irrigação para muitas famílias. Antes de receberem os conjuntos, técnicos da Emater orientaram quanto a montagem da parte elétrica e hidráulica do equipamento.
De acordo com o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, com o plantio irrigado o retorno é maior já que é possível o agricultor planejar sua produção. Isso significa mais renda. “Com estas entregas a Emater presta contas, para a população e para o deputado que disponibilizou o recurso, do material adquirido com recurso público que hoje volta para o público”.
Já o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, destacou o papel essencial da irrigação dentro do processo de produção. “Equipamento e tecnologia mudam completamente a realidade de quem produz, transforma a qualidade da produção e a qualidade de vida de todos”.
Já o autor da emenda se disse mais feliz do que as pessoas que ali estavam, reconhecendo o empenho e dedicação da equipe do sistema, em especial da Emater, destacando que todos ali tinham instrumentos essenciais para alavancar a produção: assistência técnica pública e de qualidade, equipamentos, acesso a programas de crédito e de compras institucionais como PAPA, PAA e PNAE.
Morador do Monjolo (Santa Maria-DF) Edilson Silva está feliz com a entrega e lembra que a irrigação permitira mais eficiência e eficácia na produção diminuindo o uso da água.
Distribuição – Os critérios utilizados para a distribuição dos conjuntos foi a Lei do Produzir 5.288/2013. O material é composto por motor bomba e tubos para irrigar áreas de até três mil metros quadrados, podendo ser ampliada para até 1,5 hectare com o mesmo conjunto. No mesmo dia os agricultores assinaram um termo de responsabilidade do material que deverá ficar disponível até que cada um adquira o seu.
Irrigação – A irrigação é uma técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação, economizando até 50% de água. Complementa a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes. Método de irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada às culturas.
O gotejamento é um dos mecanismos de irrigação onde a água é levada sob pressão por tubos, até ser aplicada ao solo através de emissores diretamente sobre a zona da raiz da planta, em alta frequência e baixa intensidade. Possui uma eficiência na ordem de 90%.
Elaine Carneiro
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br