Governo do Distrito Federal
25/03/22 às 8h24 - Atualizado em 28/03/22 às 14h31

Concurso de Receitas é uma das atrações da Feira da Goiaba de Brazlândia

COMPARTILHAR

Concurso de receitas com goiaba tem o objetivo de incentivar o consumo da fruta e a criatividade dos participantes

 

 

Como parte da programação da 7ª Feira da Goiaba de Brazlândia, a Emater-DF vai promover na próxima terça-feira (29 de março) o Concurso de Receitas com Goiaba. Os pratos serão preparados na cozinha do curso de Gastronomia da Universidade Católica de Brasília (UCB), em evento fechado para o público externo, e a premiação será realizada no dia 2 de abril (sábado), durante o evento.

 

Voltado para moradores da área rural do Distrito Federal, a ação é um trabalho conjunto da Emater-DF com a Universidade Católica de Brasília, a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a Administração Regional de Brazlândia.

 

De acordo com a extensionista rural Luciana Xavier, uma das coordenadoras do concurso, o objetivo é estimular a criatividade dos agricultores, trabalhadores rurais e moradores do campo, além de incentivar o consumo da goiaba pela população. “Estamos organizando a atividade nos mesmos moldes do concurso de receitas com morango, que já virou tradição no DF”, explica. Neste ano, a Feira da Goiaba será realizada nos primeiros dois fins de semana de abril, nos dias 1º, 2 e 3 e, posteriormente, nos dias 7, 8, 9 e 10 de abril.

 

Além de ser uma atração para o evento, Luciana acredita que o certame desafia a criatividade dos partcipantes. “É difícil elaborar receitas com uma fruta como a goiaba. Acho que o resultado vai ser bem interessante e vamos ter boas surpresas”, acrescenta.

 

Os participantes serão separados em grupos, que ficarão responsáveis pelo preparo e apresentação das receitas. O preparo dos pratos vai acontecer na cozinha industrial da UCB e será supervisionado por estudantes e professores do curso de Gastronomia da universidade. A avaliação será feita por chefes convidados, que vão analisar critérios como criatividade, aparência e sabor.

 

“O objetivo é divulgar nossa produção de goiaba e mostrar para o público da cidade alimentos doces e salgados que podem ser preparados com a fruta. Como estamos em período de safra, a goiaba é encontrada com abundância em feiras e supermercados. Esse evento é mais uma forma de estimular o consumo mostrando possibilidades gastronômicas”, apontou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Serviço

Concurso de Receitas com Goiaba

Data: 29/3 (terça-feira), às 14h.

Local: Universidade Católica de Brasília (UCB)

 

Premiação

Data: 2/4 (sábado), às 14h
Local: Festa da Goiaba de Brazlândia – Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) – BR-080, km 5, Brazlândia-DF

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza mais de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br