Cerca de 30 produtores rurais e técnicos participaram de um encontro na Casa do Zootecnista, em Brasília, para conhecer mais sobre o programa de melhoramento genético +Pecuaria Brasil, e também o Acelera +Rebanho. Organizado pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer) em parceria com a Emater-DF, o primeiro “Café com Produtor” foi realizado na última sexta-feira (28).
No DF, o +Pecuária Brasil é realizado por meio de acordo de cooperação entre a Conafer e a Emater-DF, há dois anos, para levar melhoramento genético aos rebanhos de pequenos produtores rurais da capital. “Esse acordo de cooperação com a Conafer trouxe um resultado fantástico para a nossa pecuária. É o início de um grande resultado. Quem ganha é o Distrito Federal, são os produtores, é a pecuária do DF”, ressaltou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, que esteve presente no evento. O zootecnista Douglas Mariz, extensionista da Emater-DF, apresentou o funcionamento do programa +Mais Pecuária Brasil no DF, que vem sendo executado em parceria com a Emater.
No Distrito Federal, 48 produtores já fazem parte do +Pecuária Brasil. A taxa de prenhez está em 53%, com 367 prenhezes confirmadas e 264 bezerros de alta qualidade genética nascidos. “Muito bom o nosso rebanho leiteiro, Girolando Leiteiro. Isso é um presente. Os bezerros já nascem muito espertos. A genética é muito boa”, disse o produtor Weversson Alves, um dos produtores atendidos pelo projeto.
“O objetivo do encontro foi aproximar os produtores, ouvir o feedback daqueles que já foram atendidos e trazer o +Pecuária Brasil, a história do +Pecuária Brasil. Eles fazem parte desse índice que a gente tem”, explicou a coordenadora Nacional do +Pecuária Brasil, Amanda Soares.
Renovação do Acordo de Cooperação
A Emater-DF e a Conafer renovaram em março deste ano o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que operacionaliza o programa +Pecuária Brasil. O documento, que tinha sido firmado inicialmente em 2023, prevê o fortalecimento da cadeia produtiva da bovinocultura por meio de melhoramento genético, resultando em animais com maior produtividade em carne e leite.
De acordo com o coordenador do Programa de Ruminantes da Emater-DF, Maximiliano Cardoso, a melhoria genética do gado é uma ferramenta que eleva o potencial produtivo das propriedades. “A Conafer fornece o sêmen e nossos técnicos analisam quais produtores podem adotar o programa com chances reais de sucesso”, explica.
Ainda segundo o zootecnista da Emater-DF, o custo de cada prenhez confirmada pode chegar a até R$ 600. “Por meio do +Pecuária Brasil, estamos oferecendo esse serviço de forma gratuita para o produtor”, observa. O melhoramento genético pode elevar a capacidade de produção leiteira de uma vaca em até 50%.
O programa traz vantagens também para os extensionistas da empresa. “Para capacitar nossos técnicos, oferecemos um curso sobre melhoramento genético e adquirimos equipamentos como um ultrassom veterinário, maquinário para diagnóstico de infecções e análise de ração.”
De acordo com a Conafer, o programa Mais Pecuária Brasil está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal. O objetivo é promover a elevação da produtividade e qualidade do leite e carne em propriedades familiares, aumentando a renda do pequeno empreendedor e levando alimentos melhores para a mesa do consumidor.
*Com informações da Conafer
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br