11/09/21 às 9h12 - Atualizado em 13/09/21 às 8h27

Com palestras e minicursos, Emater-DF participa da Expoabra 2021 a partir desta segunda (13)

Com participação da Emater-DF em palestras e minicursos, a Exposição Agropecuária de Brasília (Expoabra 2021) abre oficialmente nesta segunda-feira (13), às 14h, e se estende até o dia 18 no Parque Granja do Torto. A edição deste ano, que será mista (com atividades presenciais e virtuais) devido à pandemia de Covid-19, terá como tema “Conexão, transformação e inovação”. Palestras técnicas, feiras de flores e de produtos orgânicos e convencionais e provas de cavalos integram a programação.

Para participar é necessário inscrever-se previamente no site da Expoabra 2021. Esta inscrição servirá de passaporte para as atividades presenciais e as palestras transmitidas pela internet. Podem assistir à programação desde produtores rurais, empresários do agronegócio, entidades públicas e privadas, empresas do segmento rural até estudantes da área de ciências agrárias e pessoas não ligadas à área rural interessadas pelos assuntos debatidos ou pelas feiras e competições realizadas durante o evento.

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a Expoabra é uma oportunidade de falar e demonstrar questões tecnológicas interessantes e que servem como incentivo para o agricultor local. “É uma fonte de aprendizado e inspiração para o pequeno produtor, além de oportunidade de negócio. Não temos dúvidas de que os produtores serão os maiores beneficiados”, disse.

Na programação principal, técnicos da Emater-DF abordarão três assuntos. No dia 14, às 9h, o tema será “Cenário e Perspectivas da Avicultura de Postura do DF”. Neste mesmo horário, ocorrerá transmissão on-line da palestra “Implantação de Queijarias: Infraestrutura, Legislações e Selo Arte”. No dia 16, também às 9h, haverá reprise da atividade sobre queijarias, no ambiente virtual. Enquanto isso, no palco montado no Parque Granja do Torto estará sendo abordado o tema “Desmistificando. Qual é o melhor capim para o produtor e qual é o melhor capim para a propriedade?”.

Entre os dias 13 e 17, também serão realizados minicursos sobre diversos temas (conforme cronograma abaixo) com técnicos da Emater-DF. Os eventos serão gratuitos e presenciais, na Sala da Emater-DF no evento.

Semana de Orgânicos

No mesmo espaço em que ocorre a Expoabra 2021, será realizada a Semana do Alimento Orgânico do DF, com atividades presenciais e virtuais. A abertura será na terça-feira (14), às 14h, e a programação segue até a sexta-feira (17), com atividades em todos os dias. No Parque Granja do Torto, também ocorrerá uma feira com produtos orgânicos da região, que poderão ser adquiridos pelos visitantes.

Brasília é um dos principais mercados consumidores de orgânicos do país. O objetivo deste evento é estimular o aumento e qualificação dos produtores de orgânicos no DF, além de estimular o consumo deste tipo de alimento na região.

Programação de palestras da Emater DF na Expoabra:

13 de setembro

14h – Solenidade de Abertura

14 de setembro

9h – Palestra: Cenário e perspectivas da avicultura de postura do DF

Local: palco principal

9h – Palestra: Implantação de queijarias: Infraestrutura, legislações e selo arte

Objetivo: Orientar os produtores quanto aos aspectos importantes a serem observados na implantação de queijarias no que diz respeito a infraestrutura, e legislação. Apresentação do Selo Arte.

Local: estúdio (on-line)

16 de setembro

9h – Palestra: Desmistificando. Qual é o melhor capim para o produtor e qual é o melhor capim para a propriedade?

Local: palco principal

Local: estúdio (on-line)

Minicursos da Emater-DF (Sala da Emater)

13 de setembro

9h – Pragas no pomar: como identificar e eliminar com soluções caseiras

10h30 – Panorama do cultivo de uva no DF: oportunidades e desafios

14h – Banana: do plantio à colheita

15h30 – Cultivo da pitaya no Cerrado

14 de setembro

9h – Como iniciar uma criação de peixes no Distrito Federal

10h30 – Criação de peixes em tanques de ferrocimento

14h – Sistemas intensivos de produção de peixes e camarões com recirculação de água (RAS) e bioflocos (BFT)

15h30 – Aquaponia e produção integrada de peixes e vegetais

15 de setembro

9h – Rastreabilidade de hortaliças

10h30 – Produção de hortaliças e floricultura: como aumentar a sustentabilidade

14h – Jardins Multifuncionais – O que são?

15h30 – Jardins de Mel – tenha os seu!

16 de setembro

9h – Fatores que interferem na qualidade dos ovos caipira

10h30 – Cama de aviário: características desejáveis

14h – Linhagens de galinhas de postura para sistema caipira 1

5h30 -Alimentos alternativos para galinhas poedeiras e frangos de corte em sistemas de produção caipira

17 de setembro

9h – A importância do bem-estar animal para a sustentabilidade da bovinocultura

10h30 – Passo a passo para a implantação do capim na minha propriedade

14h – Prevenção e manejo de doenças de casco de bovinos

15h30 – Potencial do uso do capim BRS Capiaçu na alimentação de Bovinos

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.