Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/21 às 9h10 - Atualizado em 26/09/21 às 9h13

Cigarrinhas e enfezamentos no milho é tema de palestra para produtores no PAD-DF

Palestra foi realizada no auditório da AgroBrasília, no PAD-DF

 

Produtores rurais e técnicos da Emater-DF da região do PAD-DF, núcleo rural do Paranoá, participaram de palestra sobre cigarrinhas e enfezamentos no milho. Considerados um grande desafio para produtores, os enfezamentos no milho são causados por microorganismos semelhantes a bactérias, transmitidos pela cigarrinha Dalbulus maidis. A doença afeta o desenvolvimento, a nutrição e a fisiologia das plantas infectadas e, em consequência, reduzem a produção de grãos.

 

Produtores aprendem como reduzir perdas de produtividade na cultura da soja

 

Durante a palestra, o supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Cerrados (DF), Sérgio Abud, falou sobre questões como o manejo integrado da doença e da cigarrinha do milho, praga vetora, identificação dos sintomas e o correto manejo no campo.

 

Para o supervisor Regional Leste da Emater-DF, Mateus Miranda de Castro, a parceria com a Embrapa na realização da Prosa Técnica, como está sendo chamada a série de palestras sobre temas diversos, é muito importante para o melhor desenvolvimento da agricultura do DF.

 

“A Embrapa é um importante aliado e que muito contribui com suas tecnologias nos diferentes desenvimentos das cadeias produtivas. Com a parceria, ganha a Emater, que aprende um pouco mais sobre o tema para levar aos produtores as soluções diversas, e ganha a agricultura do DF”, aponta. O evento foi realizado no auditório da AgroBrasília, no Parque Ivaldo Cenci, nesta sexta-feira (24).

 

Os principais sintomas dos enfezamentos são plantas com folhas avermelhadas, amareladas ou com estrias cloróticas. As plantas podem apresentar menor tamanho devido ao encurtamento dos internódios, com espigas pequenas e grãos chochos. Perfilhamento e proliferação de brotos nas axilas das folhas também podem ocorrer. Em surtos epidêmicos das doenças, a queda de produção pode chegar a 70%.

 

 

Palestrante da Embrapa explicou as principais técnicas para eliminar pragas

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br