Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/21 às 16h27 - Atualizado em 15/06/21 às 16h27

Chamada do Papa-DF seleciona organizações rurais para alimentar animais do Zoológico

 

Alimentos produzidos por agricultores familiares e que vão integrar as cestas verdes

 

 

A Secretaria de Agricultura (Seagri) lançou o edital 02/2021 do Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF). O objetivo é selecionar organizações rurais para compra de frutas, verduras e legumes que vão alimentar os animais do Jardim Zoológico. A chamada pública inclui 22 produtos no valor de quase R$ 270 mil e as propostas devem ser entregues até o próximo dia 23 de junho (quarta-feira).

 

De acordo com Blaiton Carvalho, gerente de Comercialização e Organização Rural da Emater-DF, o Papa-DF é uma excelente ferramenta para inclusão de agricultores familiares e suas organizações no mercado. “O programa promoveu uma melhor organização dos produtores, que têm a garantia de venda por um preço justo”, explica o extensionista. “Por outro lado, os órgãos públicos do Distrito Federal têm uma nova opção de compra de produtos, que é o chamamento público, além da licitação”, completa.

 

Além disso, o Papa-DF, junto com outros programas de compras institucionais, aquece a economia local. “Com garantia de venda por um preço competitivo, o agricultor aumenta sua renda e vai gastar seu dinheiro no comércio local, movimentando a economia da cidade. Além disso, os programas têm contribuído para minimizar as dificuldades que os produtores estão enfrentando em função da crise sanitária”, detalha Blaiton.

 

O gerente da Emater-DF acrescenta que as organizações que pretendem participar do chamamento público devem prestar atenção à documentação exigida. “O mais importante é fazer uma análise financeira sobre os produtos e preços que constam no edital. O agricultor deve observar se terá condições de cumprir o contrato”, orienta. Blaiton lembra ainda que os escritórios locais da Emater-DF estão à disposição dos produtores, associações e cooperativas para auxiliar na construção e avaliação das propostas.

 


Serviço
Edital Papa 02/2021
Prazo para entrega de propostas: 23/06 (quarta-feira), às 17h
28/06 (segunda): resultado provisório
29/06 a 05/07: prazo para recursos
07/07: resultado final

email: protocolo@seagri.df.gov.br
Para acessar o edital, clique aqui

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br