Nesta sexta-feira (25), mais 10 produtores rurais do Núcleo Hortícola Vargem Bonita (Park Way) receberam o Contrato de Concessão de Direito de Uso Oneroso (CDU) de suas terras por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A solenidade foi feita no Escritório Local da Emater-DF.
A região possui 66 propriedades rurais e foi criada antes mesmo da inauguração de Brasília e da criação do Distrito Federal. É lar de diversas famílias japonesas que vieram fazer parte do cinturão verde, criado para suprir os trabalhadores que atuavam na construção da Capital e futuros moradores da cidade com alimentos.
Hatsue Nakandakari, agricultora, aguardava ansiosamente o documento. “Traz segurança e tranquilidade para minha família. Podemos investir na propriedade com mais segurança”, diz.
Já o produtor de cogumelos Minoro Iwakiri conta que seus pais chegaram na região em 1972, quando ele tinha 7 anos de idade. De acordo com ele, o CDU vai possibilitar, com maior segurança, que ele invista também em fruticultura, uma vez que ficará mais fácil obter financiamento. “Com o documento fica comprovado que a terra é nossa e usada por nós, não correndo risco de alguém alegar o contrário”, falou.
Durante a entrega dos documentos, a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, reforçou que a prioridade da Emater-DF é o bem-estar das famílias rurais. “Esse trabalho em equipe entre instituições tem trazido qualidade de vida para vocês, sentimento de segurança. É um documento que vai favorecer também o desenvolvimento das propriedades, permitir acesso a fontes de recurso e políticas públicas”.
O secretário de Agricultura, Candido Teles, acredita que a paz no campo só se concretiza com a regularização das terras rurais. “Ser oficialmente proprietário daquilo que já é seu traz paz social. Acaba com especulação, invasões e criação de cidades desordenadas. Como essa foi a primeira região agrícola a ser criada, é justo que seja a primeira a ser 100% regularizada”, disse.
A coordenadora executiva de Regularização de Terras Rurais (Coter) da Terracap, Fabiana di Lúcia, contou que estão avançando na contratação de empresa para fazer estudos e análise ambiental das regiões rurais. “Esse estudo é necessário para o processo de concessão de inscrições definitivas das terras rurais. Enquanto isso, pedimos que sejam também fiscais contra grilagens e parcelamentos irregulares que podem vir a prejudicar as regularizações futuramente”, falou.
Durante a solenidade, também estiveram também o deputado distrital Iolando Almeida, o administrador do Park Way, Maurício Tomaz, e lideranças rurais da região.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza mais de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br