Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/24 às 8h46 - Atualizado em 22/01/24 às 8h46

Centro de Formação da Emater-DF capacitou mais de 600 pessoas em 2023

COMPARTILHAR

Cursos do Cefor alcançam 677 beneficiários em 2023

 

O Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater-DF, ao longo de 2023, capacitou 677 agricultores e beneficiários dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Foram 578 horas dedicadas à capacitações. A agroindústria é a área com maior número de capacitados, seguida pela área animal e, em terceiro, a agrícola.

 

Entre os cursos mais procurados pelos agricultores estão os de “Como Ganhar Mais Dinheiro com Irrigação Eficiente”, o de “Mão de Obra Eficiente na Piscicultura” e o de panificação artesanal, da área de agroindústria. No entanto, a lista de cursos é extensa e variada. Foram cursos de tratoristas, de doma e cuidados com cavalos, de inseminação artificial para gado leiteiro, manejo correto na apicultura, criação de abelhas sem ferrão, uso correto de agrotóxicos, entre muitos outros.

 

O ano de 2023 também foi marcado pela inauguração da Unidade Didática de Processamento, no edifício Sede da Emater-DF, que aconteceu no mês de abril, marcando o aniversário de 45 anos da empresa. A unidade conta com câmara fria, freezers, fogão e diversos outros utensílios que possibilitaram a realização de cursos na área de agroindústria, como os de panificação, de produção de queijos, antepastos e doces, de defumação de carnes e fabricação de linguiças, de filetagem de peixe, desidratação de frutas e vegetais e produção de panetones. Cursos realizados com intuito de ensinar os produtores a fazer alimentos para consumo da própria família e também de mostrar possibilidades de comercialização, para geração de emprego e renda.

 

Ensino EaD

Na modalidade à distância, o Centro de Formação da Emater ofereceu em sua plataforma própria os cursos: Produção de Queijos Básicos, Como implantar uma agroindústria de pequeno porte de ovos, Boas Práticas de Fabricação na pequena agroindústria rural e Aprenda a fazer queijo candango. Ao todo, 217 pessoas concluiram os cursos à distância.

 

Para 2024, a expectativa é de lançar novos cursos, como o de Turismo Rural e o curso de Gestão e Qualificação na Agroindústria. Nos cursos EaD, o interessado deve possuir um dispositivo eletrônico (tablet, celular ou computador) conectado à internet. A inscrição e o acesso ao curso se dão por meio da Plataforma Emater EaD, no endereço: https://ead.emater.df.gov.br/ . Nessa modalidade, no último ano, se inscreveram pessoas de diversos estados.

 

Capacitação de Empregados

Além dos agricultores, por meio do Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas da Emater-DF, houveram 742 participações de empregados em cursos de formação e atualização, alcançando os cerca de 300 empregados da Emater-DF. “Estamos felizes em proporcionar essa realização. A atualização e capacitação dos técnicos significa garantia da qualidade dos serviços oferecidos pela empresa na ponta”, afirma a gerente do Cefor, Deijane Araújo.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural aos produtores do DF por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br