Alto valor nutritivo, maior produtividade e custo acessível: essas são as principais características do capiaçu, uma cultivar de capim bastante utilizada para alimento de ruminantes e que tem ajudado produtores a elevar a renda. Na tarde desta quarta-feira (16), a Emater-DF apresentou o tema a empreendedores e trabalhadores rurais na comunidade de Sobradinho dos Melos (região administrativa do Paranoá). A atividade faz parte da Semana do Produtor Rural do Paranoá.
De acordo com o médico-veterinário Ivan Marques, que conduziu a palestra, o BRS capiaçu, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é usado na alimentação de gado bovino, ovino e caprino, além de ser excelente na nutrição de equinos. “Essa cultivar pode chegar a até 5m de altura, possui mais folhas que talos e a produtividade é mais alta que a média de outros capins”, enumera.
Além disso, o capiaçu é uma excelente opção para alimentação do gado na estiagem. “É uma alternativa mais barata para a silagem quando não há chuvas e o pasto seca”, complementa o extensionista da Emater-DF no Paranoá. As qualidades nutricionais da cultivar são propícias para que o gado possa produzir leite e carne de maior qualidade.
A palestra ocorreu no Rancho União, um centro de treinamento equestre. A proprietária, Valéria Limeira, conta que já usava o tifton — uma espécie de feno para alimentação dos equinos — e começou a trabalhar com o capiaçu há pouco tempo. “O pessoal da Emater nos orientou sobre o manejo desse capim, a correção do solo e o processo de silagem. Estamos bastante satisfeitos com a qualidade da alimentação do nosso plantel de equino e bovino”, comemora Valéria.
Segundo o engenheiro-agrônomo João Ricardo Soares, o custo de produção de silagem do capiaçu é mais barato em relação a outras opções como o milho e a cana-de-açúcar. “O processo é um pouco trabalhoso, mas os resultados são muito positivos”, informa.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br