Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/21 às 9h32 - Atualizado em 11/06/21 às 14h08

Capacitação on-line em maracujá começa na próxima terça-feira, dia 15

 

Cartaz sobre ciclo de palestras e maracujá produzido em propriedade na região de Planaltina – Foto: Tony Winston/Agência Brasília

 

 

 

 

A Emater-DF dá início na próxima terça-feira (15) da Capacitação em Fruticultura Tropical com o tema Maracujás. A palestra, gratuita e on-line, será a primeira de uma série de capacitações em fruticultura para técnicos do Distrito Federal realizada em parceria com Embrapa e a Superintendência Federal de Agricultura do Ministério da Agricultura (SFA).

 

Maracujá pérola do cerrado é boa opção para cultivos orgânicos
Plantio de maracujá, horta doméstica, criação de peixes… baixe as publicações da Emater-DF

 

“Serão 17 módulos compostos por uma etapa teórica e uma etapa prática e estarão envolvidos pesquisadores de Embrapas de todo o Brasil e vamos contemplar diversas frutas ao longo de 2021 e 2022”, explica a gerente de agropecuária da Emater-DF, Adriana Nascimento. Segundo a gerente, a parte teórica será ministrada de forma virtual e aberta no canal da Embrapa no Youtube (https://youtu.be/J5US1cizxMU).

 

Coordenador de Fruticultura da Emater, Felipe Camargo, que fala sobre experiências de sucesso no dia 30 – Foto: Emater-DF/Arquivo

 

A etapa prática acontecerá de forma presencial, mas também terá transmissão on-line. “Enquanto durar a pandemia, a parte presencial será apenas com alguns alunos de Brasília, mas quando esse momento passar, quem quiser acompanhar presencialmente vai poder comparecer”, afirma.

 

Para Adriana Nascimento, a capacitação foi pensada para os técnicos da Emater-DF, mas o formato on-line possibilita a participação gratuita de interessados de vários locais e até outros estados, o que é uma boa maneira de repassar o conhecimento.

 

“Resolvemos abrir a capacitação gratuitamente para a participação de interessados, sejam técnicos, produtores ou estudantes, para compartilhar o conhecimento com mais pessoas possível”, explica. “Possibilitar a participação de produtores rurais é também fazer o nosso trabalho de extensão rural, que é um trabalho de ensino e orientação”, afirma a engenheira-agrônoma.

 

Com um crescimento de 22% de seu valor bruto de produção (VBP) no último ano, o cultivo de frutas tem despontado com uma das cinco principais cadeias produtivas do Distrito Federal.

 

“A fruticultura é uma das áreas mais importantes de crescimento do agro, além de contribuir muito para o crescimento da economia brasileira como geradora de renda no campo, alimentação e geração de empregos”, explica Adriana Nascimento. “É uma área de geração de divisas, pois várias frutas participam dos itens de exportação brasileira”, destaca.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, durante abertura do Encontro de Produtores de Maracujá em 2019

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, diz que a capacitação vem em um momento em que a empresa investe na fruticultura do Distrito Federal. “Essa cadeia produtiva traz excelentes possibilidades de renda para nossos produtores, tem grande valor agregado e há muito espaço para comercialização no DF, já que ainda não conseguimos atender a demanda em vários produtos”, afirmou. “O ciclo de palestras é uma excelente oportunidade para os interessados conhecerem as possibilidades de cultivo.”

 

No próximo dia 15 de junho, a primeira capacitação terá como tema o cultivo do maracujá – cultivares, sistemas de produção e mercado. A palestra técnica será ministrada pelo pesquisador Fábio Gelape Faleiro, da Embrapa Cerrados.

 

“Nós trabalhamos com diferentes tipos de maracujás, o maracujá azedo, que é para sucos, o maracujá doce, para consumo in natura, temos os maracujás silvestres, medicinais e os ornamentais”, disse o especialista, em relação ao trabalho desenvolvido na Embrapa Cerrados. No dia 30 de junho, na etapa prática será a vez do coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo. Ele vai apresentar uma experiência de sucesso no Núcleo Rural Pipiripau.

 

Serviço
Capacitação em Fruticultura Tropical – Maracujás – cultivares, sistemas de produção e mercado

Dia 15/06 (terça-feira), às 9h

Participação gratuita e online

Acesso: https://youtu.be/J5US1cizxMU

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br