Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/06/21 às 10h07 - Atualizado em 19/08/21 às 10h42

Canal do Buriti Vermelho ganha extensão para irrigar mais 25 hectares de propriedades rurais

Técnicos da Emater-DF Edvan Ribeiro e Aureliano Dantas acompanham obras – Foto: Edvan Ribeiro/Emater-DF

 

 

 

 

O canal do Núcleo Rural Buriti Vermelho, no Paranoá, vai ganhar uma extensão de 570 metros, que vai melhorar o acesso à água de cerca de 25 hectares de duas propriedades rurais. Os dois canais que abastecem a comunidade somam de 5,2 mil metros de tubulação. Com o novo trecho, iniciado nesta segunda-feira (14), a comunidade terá um total aproximado de 5,8 mil metros de canais de irrigação.

 

Revitalização de canais garante água para o campo e para a cidade
Revitalização do Canal do Rodeador vai beneficiar cerca de 100 famílias em Brazlândia
Assistência, clima e tecnologia fazem DF ter produtividade agrícola maior que média nacional

 

Segundo o assessor da Emater-DF Edvan Sousa Ribeiro, os dois canais do Buriti Vermelho foram revitalizados em etapas – a primeira em 2013, de 2,2 mil metros, depois em 2017, com 1,9 mil, e a última, em 2019, com 1,1 mil metros de tubulação. “A Emater-DF recebeu a demanda de extensão e avaliou que era possível fazer, de acordo com o custo-benefício da obra”, afirmou o assessor.

 

O custo do material ficou em R$ 15,6 mil. Outros R$ 9 mil serão destinados a uma complementação de 300 metros no canal do Jardim II, nos mesmos moldes da ação realizada agora. “Essa obra faremos assim que terminar aqui no Buriti Vermelho”, disse Edvan.

 

“Essa extensão vai proporcionar que os novos usuários alcançados diversifiquem a sua produção; então uma das propriedades vai iniciar um plantio de fruticultura e a outra vai iniciar criação de peixes”, explica o engenheiro-agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Rafael Ventorim.

 

“Além disso, essa intervenção também vai melhorar o sistema, porque será possível corrigir alguns pontos em que foi identificado, com o passar do tempo de uso, um refluxo de água. Então ainda vai ser aprimorado o fluxo de água de algumas chácaras já contempladas”, completa o agrônomo da Emater-DF.

 

Segundo Ventorim, a comunidade receberá nos próximos dias a visita do coordenador de aquicultura da Emater-DF Adalmir Borges para orientar interessados na criação de peixes. “A Emater-DF procura fazer essa ação integrada, então junto com a melhor distribuição de água, vem a assistência para criação de peixes, além da orientação já existente para diversificação de culturas”, explica o extensionista da Emater-DF.

 

Para viabilizar essas obras, o GDF trabalha em parceria. A Secretaria de Agricultura (Seagri) oferece o maquinário e a tubulação que será implementada, a Emater-DF oferece a assistência técnica e a orientação aos produtores rurais, que entram com a mão de obra, em regime de mutirão.

 

De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Rural da Seagri, Odilon Vieira Junior, a próxima região que será contemplada com essa revitalização será o Riacho Fundo. Somando aos locais que já estão em obras como Tabatinga, Buriti Vermelho e Rodeador, serão quatro frentes de trabalho em ação no momento. “Máquina e pessoal, nós temos e a Emater entra com a parte técnica colocando o caimento exato para que a água corra”, explica o subsecretário. “Essa parceria é essencial para que as coisas aconteçam”, completa Odilon.

 

Como na maioria dos canais a água ficava exposta ao ar livre ou em estruturas bastante debilitadas, a recuperação chega a aumentar em 50% a disponibilidade de água, que antes era perdida por evaporação ou infiltração no solo. “A água que corria a céu aberto, agora corre dentro de um tubo; então só isso já faz toda a diferença, porque a água que estava faltando vai ser acrescentada para aquela comunidade, aumentando a segurança hídrica”, destaca Odilon. “Com a revitalização, cada usuário agora sabe a quantidade que pode tirar daquele canal e, com isso, todos ganham”, afirma o subsecretário.

 

Canal do Rodeador, um dos que passam por obras no Distrito Federal

 

Revitalização de canais

Nos últimos anos, o Governo do Distrito Federal tem realizado a revitalização de diversos canais no Distrito Federal. De 2019 para cá, mais de dez canais ou ramificações receberam manutenção, o que totaliza 43 km de revitalização de canais ou de seus ramais. Entre as comunidades beneficiadas estão, além do Buriti Vermelho, o Jardim II, Córrego das Corujas, Guariroba, índio, Capão Comprido, Tabatinga e Márcia Cordeiro.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br